UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LIVRO: A Bicicleta Azul


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Régine Deforges

Sinopse: Os personagens principais da trama criada por Régine Deforges, Lea e François, participam desde há muito do meu imaginário, e foram responsáveis, em grande parte, pela minha paixão pelos romances históricos, pela temática da 2ª Guerra Mundial, e no fim, pela vontade de saber o que efetivamente se deu na vida das pessoas comuns durante o maior e mais grave conflito mundial de nossa era!

*******

É um romance, em que temos alguns heróis, mesmo que não tão comuns assim, muitos vilãos, e uma heroína bem distante desse ideal da moça correta e recatada, já que tanto François quanto Léa são totalmente diferentes do que se imagina num casal de heróis de guerra. Têm um senso de justiça, honra e lealdade bem distante do que normalmente lemos nos romances.
Além dos personagens muito bem elaborados, a trama traz um contorno histórico bem feito, dando tanto noção do que aconteceu nos grandes círculos políticos, quanto nas pequenas cidades e aldeias da França antes, durante e após a ocupação nazista.
Descreve os alemães, tanto os bons quanto os maus, da mesma forma os franceses, russos e americanos!
É uma aula de história, mas proibida para menores, já que o livro contém cenas impróprias para menores, inclusive, para mim, já que em certas passagens me dava uma raiva, uma angústia, vergonha... não sei... se só metade do que está descrito no livro ocorreu é uma lástima para a raça humana que tenhamos chegado tão baixo.
Bom, vocês já perceberam que, se eu continuar a escrever sobre o livro, será uma descrição sem fim!

Nenhum comentário: