UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CONTO: A Cruel Vingança de Seu Ignácio

Category:Short Story
Genre: Literature & Fiction
Author:Jefh Cardoso

Sinopse: _O Seu Licurgo estava pra lá de Bagdá quando chegou o Chico Doido dizendo que a mulher dele, a senhora sua bisavó, que Deus a tenha em bom lugar, havia sido a meretriz mais competente da história de Capela do Norte.
Ao dizer a palavra meretriz, Seu Ignácio desfrutou com um malicioso sorriso o inevitável arregalar de olhos do espantado médico.

*******

       O conto narra, em linhas gerais, eventos ocorridos na Cidade de Capela do Norte entre as famílias de Seu Ignácio e do Dr. Israel Bravo cuja descendência direta de um homem bravo e honrado, o Sr. Licurgo Bilheteiro, cuja memória passou a ser manchada devido ao mal que veio do nada e instaurando a partir daí um dos elementos contidos na Caixa de Pandora: a vingança. Sentimento que aparece quando algo perturbador acontece, gerando sofrimento ao indivíduo, a sua imaturidade psicológica se sente ameaçada, por algo muito forte, que mesmo raciocinando conscientemente, não consegue se desligar das expressões estranhas que estão contidas em seu inconsciente, a lhe reclamar impiedosamente conserto, desforra, e até mesmo a destruição do seu inimigo. Mas o que teria feito o Dr. Israel Bravo para ser vítima de tão devastadora vingança?
       Ao analisarmos o personagem verificamos que o Dr. Israel Bravo era um homem de caráter, respeitador das regras familiares e sociais. Um médico cujo ofício estava sendo conduzido dentro do mais rigoroso conceito ético e moral. Apesar de seu porte e maturidade aos 40 anos fizessem algumas pacientes suspirarem por seus dotes de varão que chegara a uma idade varonil, esforçado, respeitoso e sábio.
       Quanto a Seu Ignácio ao se deparar com a presença de tão ilustre profissional exasperou-se, e então neste exato momento travou-se uma acirrada disputa entre o seu lado racional, procurando opor-se a esse tipo de atitude, por identificar essa falha do seu caráter, e o seu lado irracional, revestido de todo seu conhecimento torvo de expressões súbitas, e desfavoráveis, ignorada do caráter de seu Ignácio que lhe surgiu, tramou verdadeiras armadilhas, atirando o Dr. Israel Bravo nos precipícios da vingança de efeitos maléficos.
       Seu Ignácio ao fixar-se no Dr. Israel Bravo com inexorável vontade de conseguir a sua destruição, porque para seu Ignácio dependerá sua liberdade a partir desse momento em diante. Assim perturbado seu Ignácio aplicou-se com empenho em emitir ataques desmoralizadores contra o Dr. Israel Bravo, estabelecendo uma transmissão psíquica, encontrando receptividade no Dr. Israel Bravo em quem lhe padeceu a perseguição, que terminou por minar as forças daquele que considerou seu inimigo.

Nenhum comentário: