UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

LIVRO: Julieta


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Anne Fortier

Sinopse: Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro.

Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giuletta Tolomei.

A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena.

Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambroglio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando.

O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias.

E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provalvelmente é a próxima vítima. Tentando quebar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo.

*******

Gostei muito deste livro, pois, tem os elementos que mais me atraem: romance, suspense e reviravoltas. Neste livro temos duas narrativas paralelas: a história de uma lenda de mais de 600 anos imortalizada por Shakespeare e a outra de uma mulher moderna, que vai em busca de suas origens, sua identidade e principalmente do amor. Segundo a autora, Julieta é uma obra de ficção baseada em fatos históricos.

Julie com a morte de sua querida tia Rose, que criou ela e sua irmã gêmea Janice desde os três anos , se vê sem casa, pois, esta foi deixada em testamento para a sua irmã. Julie então recebe em segredo informações sobre um tesouro que poderá ser encontrado em Siena (Itália) onde ela e a irmã nasceram, e seus também faleceram.

Ao chegar em Siena, se vê envolvida numa rede intrigas, mistérios, enigmas que a levam a constatação que ela é descendente de Julieta de Shakespeare. Imagina pra uma pessoa completamente obcecada pela obra Romeu e Julieta, descobrir sua ligação com a personagem.

Mas, o mais importante da história pra mim, não foi a busca do tesouro, mas sim Julie reconhecer o seu Romeu, nessa confusão que transformou-se a sua vida. Em quem confiar? E se o Romeu desta vez fosse o vilão? Como acabar com a maldição das famílias Salimbeni e Marescotti?

Julie ao ler o diário que faz parte da busca ao tesouro, conhece a história de Giuletta Tolomei e Romeu Marescotti, esses que deram inspiração a Shakespeare na criação da história de amor mais romântica que conheço. E a história deles é com certeza o que me motivou a ler o livro quase sem parar, pois, mesmo sabendo da tragédia eminente a forma como se desenrolou os fatos que foram escritos pela autora de uma forma muito criativa.

Julie em alguns momentos me irritou com a sua ingenuidade, mas, depois percebi que o que ela tinha era fé no amor. E mesmo com todas as desconfianças, segredos do passado e perigo Julie conseguiu encontrar o seu Romeu. Então fica o mistério nos dias atuais esse amor sobreviveu a maldição? E Julie e Romeu enfim puderam ser felizes para sempre?

Como já disse gostei muito do livro, a autora nos transporta aos tempos medievais onde ocorre a história de amor entre Giulietta Tolomei e Romeu Marescotti com uma riqueza de detalhes históricos, enquanto no romance que se passa nos dias atuais, ela nos envolve em amarradas intrigas em uma jornada extremamente perigosa.

Nenhum comentário: