UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LIVRO: Ensurdecedor


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Frances Itani

Sinopse: Em 1905, as pesadas portas da Escola para Surdos de Bellevillem, no Canadá, se fecham atrás da jovem irlandesa Grania O´Neill. Surda desde os cinco anos de idade, ela sabe, então, que está entrando em um mundo que será exclusivamente seu. Lá fora, fica o o domínio dos que ouvem, hostil e inclemente; lá fora fica inalcançável sua querida família. Dentro da escola, a solitária menina se defronta com uma rotina de disciplina onde aprende a língua de sinais e a falar, e luta contra a noção de que é "diferente".
Ao terminar seus estudos a bela e decidida Grania se apaixona por Jim Lloyd, um jovem médico de audição normal. Os dois criam um vocábulo novo, emocional", feito de sons e de silêncio. Suas vidas parecem estar completas, mas a Primeira Guerra Mundial logo os separa e os arrasta para o centro dos eventos que mudariam a civilização.

*******

É o primeiro livro que leio da autora e gostei muito da leitura. A autora Frances Itani é especificamente muito detalhista em sua obra, e como consequência a narrativa se torna lenta, mas bastante agradável. O tema também é bastante denso. Itani narra a história de Grania, uma jovem irlandesa que aos 5 anos de idade, teve escarlatina e que após a doença ficou surda. A autora com muita intensidade, explora a sua infância, contando minuciosamente toda a sua dificuldade e seu processo gradativo de se comunicar melhor com o mundo.

Quando a jovem menina cresce, logo se apaixona por Jim ou melhor dizendo "Chim", pois ela somente conseguia chamá-lo assim. A história deles é linda e muito tocante. Jim é um jovem rapaz que tem uma audição normal e se apaixona por Grania... Vivendo um amor lindo, onde a linguagem não é empecilho, afinal a linguagem do amor é universal, o leitor logo se intera em suas vidas e partilha com muita emoção seus anseios e desejos...

Além do amor presente, o livro é uma aprendizagem constante. O leitor se transporta no lugar de Grania e sente como se fosse em sua pele as dificuldades do seu dia-a-dia e imagina o mundo em absoluto silêncio... O leitor torce por Grania e se emociona em sua forma de ver o mundo, em um mundo sem som, aprendendo a viver em seu eloquente silêncio...

Mas o livro tem muito mais. Da metade ao final explode a 1ª guerra mundial, e Grania vive com a separação de seu amado esposo. Com uma riqueza de detalhes impressionante, a autora descreve a carnificina e os tormentos psicológicos que a guerra causa. É muito forte e realista. Fiquei com o coração apertado enquanto virava as páginas...

Fechando este post, vou deixar dois trechos do livro, descrevendo um pouco a guerra, na carta que Jim escreve para a sua amada esposa:

"Às vezes, o solo estremece sob nossas botas. O ar vibra. Às vezes, há um barulho de assobio antes da explosão. E, então, tudo é silêncio.

Quando há os sinais luminosos, clarões e fogos de artifício por toda parte à sua volta, você vê de repente silhuetas, homens caminhando, dos dois lados, ali na terra de ninguém. Forças-tarefas. Alguns carregando rolos de arame. As figuras se imobilizam até o manto do escuro cair novamente. E então, a movimentação recomeça mais uma vez".

Nenhum comentário: