UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 9 de julho de 2010

LIVRO: A Cruz de Fogo - 2ª Parte


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Diana Gabaldon

Sinopse: A cruz de fogo, que costumava ser usada pelos chefes de clãs nas montanhas da Escócia para convocar seus homens para a guerra, agora convida os leitores brasileiros a apreciar mais um livro da série Outlander protagonizado por viajantes do tempo e um bravo guerreiro escocês.

Claire e Jamie Fraser cruzaram oceanos e atravessaram séculos para construírem uma vida juntos na colônia da Carolina do Norte, às vésperas da Revolução Americana. Tensões, antigas e recentes, porém, ameaçam não só Claire e Jamie, mas também todos os que os cercam, principalmente a filha deles, Brianna, e a família que ela formou ao lado do marido Roger MacKenzie.

A Cruz de Fogo não é apenas um relato de vidas feitas só de aventuras. A Cruz de Fogo tem toda sorte de encruzilhadas. Enquanto se questionam sobre interferir ou não nos eventos que estão por vir, ou sobre a possibilidade de ter outro bebê, Claire, Jamie, Brianna e Roger fazem escolhas e acatam as consequências de suas decisões.

Com um texto primoroso – inteligente, evocativo, sensual – e uma bela dose de fatos históricos, Diana Gabaldon nos apresenta mais um grande livro. Graças a uma pesquisa meticulosa da escritoa, temos acesso a informações pouco conhecidas sobre como homens e mulheres na América de 1770 tratavam doenças, cuidavam da casa e dos filhos, quais eram os métodos contraceptivos disponíveis na época, as técnicas de caça e o que era preciso fazer para sobreviver.

*******

Li esse livro muito devagar! Não queria que acabasse, pois sei que agora, só ano que vem tem mais histórias inéditas de Jamie e Claire. Mas releituras sempre são interessantes e é o que me consola...

O resumo acima foi muito acertado. Realmente, Diana nos transporta para a América de 1770! As doenças, os perigos, as aventuras, o trabalho pesado e compensador... tudo é muito bem retratado. Esse é um dos pontos que mais gosto nos livros dessa série – a realidade é muito bem mostrada e sofremos e vibramos e vivemos juntos com os personagens. Diana consegue trazer o leitor para dentro do livro e nos faz ver tudo o que ela descreve!

Achei que Roger roubou um pouco a cena nesse volume. O que ele passou – Deus! – terrível! A provação por que ele passou me fez lembrar muito dos sofrimentos de Jamie… Brianna me surpreendeu também! Geralmente não sou muito fã de Bri. Apesar de ser filha de Jamie e Claire, eu a acho muito fria e fechada e, por que não, um tantinho egoísta. Mas ela conseguiu me mostrar que tem um pouco dos pais dentro de si! Jemmy é um conquistador! Com quase dois anos, ele é simplesmente fofo e adorável! Não nega que tem o sangue de Jamie nas veias… ruivo e de olhos azuis e charmoso! É difícil ver James e Claire como avós, mas eles ficam perfeitos no papel.

Vou terminar a resenha com uma frase de Jamie que achei simplesmente fenomenal!!! Quem lê os livros dessa série sabe que Jamie diz cada coisa que é capaz de derretar um iceberg… mas essa frase merece destaque:

- Quando realmente chegar o dia em que tenhamos que nos separar – ele disse ternamente, virando-se para olhar para mim – , se minhas últimas palavras não forem "Eu a amo", você vai saber que foi porque não tive tempo.

Dá para não viajar no tempo para ir atrás de um homem desses?

Nenhum comentário: