UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 25 de julho de 2010

Dia 25 de Julho - Festa de São Cristovão

São Cristóvão (em grego: Άγιος Χριστόφορος) é um santo venerado por católicos e cristãos ortodoxos, classificado como mártir morto durante o reinado de Décio, imperador romano do século III.

A Igreja Ortodoxa venera São Cristóvão no dia 9 de maio. O Calendário Tridentino da Igeja Católica permite a celebração de São Cristóvão no dia 25 de julho, apenas em missas privadas. Esta restrição foi removida mais tarde. Apesar da Igreja Católica ainda aprovar a devoção a ele, o listando entre os mártires romanos venerados em 25 de julho,[1] ela removou seu dia festivo do calendário católico de santos em 1969. Na época, a igreja declarou que a celebração não era de tradição romana, tendo em vista sua adesão tardia (por volta do ano de 1550) e limitada ao calendário romano.[2]

A Igreja Católica argumenta que quase nada de histórico é conhecido sobre a vida e a morte de São Cristóvão,[3] apesar de que várias lendas são atribuídas a ele. A mais popular se origina da Legenda Áurea, uma compilação de histórias de santos so século XIII.
[editar] Lenda de São Cristóvão

A examinação histórica das lendas sugere que Reprobus (Christóvão) viveu durante o período de perseguição aos cristãos do imperador Décio ou Diocleciano, e que ele foi capturado e martirizado pelo governador da Antioquia.[4] O historiador David Woods supôs que os restos de Cristóvão foram possivelmente levados para Alexandria por Pedro I de Alexandria, onde teriam sido confundidos com os do mártir egípcio São Menas.[4]


___________
1. ↑ Martyrologium Romanum (Libreria Editrice Vaticana, 2001 ISBN 88-209-7210-7).
2. ↑ Calendarium Romanum (Libreria Editrice Vaticana, 1969), p. 131.
3. ↑ "FAQ's - Saints & Angels - Catholic Online".
4. ↑ a b David Woods, "St. Christopher, Bishop Peter of Attalia, and the Cohors Marmaritarum: A Fresh Examination", Vigiliae Christianae, Vol. 48, No. 2 (Jun., 1994), p.170.

(Fonte: pt.wikipedia.org)

Nenhum comentário: