UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 29 de julho de 2010

LIVRO: Amante Sombrio


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: J. R. Ward

Sinopse: Nas sombras da noite, em Caldwell – Nova York – desenrola-se uma sórdida e cruel guerra, entre vampiros e seus carrascos. Há uma Irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça.

Ainda assim, nenhum deles deseja a aniquilação de seus inimigos mais que Wrath, o líder da Irmandade da Adaga Negra.

Wrath é o vampiro de raça mais pura dentre os que povoam a terra e possui uma dívida pendente com os assassinos de seus pais. Ao perder um de seus mais fiéis guerreiros, que deixou órfã uma jovem mestiça, ignorante de sua herança e destino, não lhe resta outra saída senão levar a bela garota para o mundo dos não mortos.

Traída pela debilidade de seu corpo, Beth Randall se vê impotente em tentar resistir aos avanços desse desconhecido, incrivelmente atraente, que a visita todas as noites envolto em sombras. As histórias dele sobre a Irmandade a aterrorizam e fascinam. Seu simples toque faísca, um fogo que pode acabar consumindo a ambos.

*******

Gosto muito dessa série de J.R.Ward! Admiro esse universo que ela criou e devoro os livros conforme vão saindo – infelizmente só um por ano… como é torturante essa espera!

J. R. nos conduz a um mundo onde os vampiros são seres de outra espécie, criados pela Virgem Escriba, e que vivem em nosso mundo, mas numa sociedade fechada e separada da humana. Os vampiros aqui se alimentam somente de sangue de vampiros do sexo oposto – sangue humano não é forte o suficiente para sustentá-los – e também comem normalmente, amam, sofrem, vibram, só não podem sair ao sol. Mas o fato que mais me chama a atenção é que são os humanos, na pele dos Redutores, que são os bandidos! Geralmente vemos os vampiros como predadores, mas aqui eles são a presa! Acho isso super original!

Outra inovação da J. R. é a linguagem – é muito oral e descritiva! Achei que na tradução isso se perdeu um pouco, mas não o suficiente para prejudicar a história. Senti um pouco de falta dos palavrões (quem é que fica falando “caramba!” para demonstrar irritação? Acho que outra palavra começada com “ca…” seria o mais correto no contexto rsrsrsrsrs). Acho que faltou na tradução a ousadia que J. R. demonstrou ao escrever sua obra. Mas, graças a Deus, não houve corte nenhum – o livro está completo como o original!

Wrath é o último vampiro de sangue puro do mundo. Ele também é o rei dos vampiros – apesar de não querer a coroa – e o líder da Irmandade da Adaga Negra, um grupo de vampiros guerreiros que luta ferozmente contra a Sociedade Redutora. Ele despreza os humanos – que são os convocados pelo Ômega (entidade maligna e inimigo da Virgem Escriba) e se tornam os Redutores - e se nega a ajudar Darius quando ele pede ajuda para sua filha Beth, que é mestiça humana.

Beth não sabe que está correndo perigo de vida. Ela não conheceu seus pais, pois foi criada em ofanatos e lares adotivos, e desconhece que é meio vampira por parte de pai. Ao fazer 25 anos, os vampiros passam pela transição – quando seu corpo muda e eles começam a necessitar beber o sangue de vampiro do sexo oposto e a evitar o sol – e nessa fase eles precisam ser assistidos para não morrerem. Darius deseja que Wrath auxilie Beth nesse período, pois o sangue puro dele é o que pode ajudá-la a sair viva no final do processo. Wrath se nega e só volta atrás após a morte do amigo.

Beth e Wrath começam a se envolver e é lindo observar como cada um vai mudando ao conviver com o outro. Através de Beth vamos nos inteirando da sociedade dos vampiros e descobrindo esse novo mundo. Wrath, por outro lado, vai descobrindo que pode confiar e amar e se entregar de corpo a alma aos cuidados de outra pessoa! E como ele precisava disso!

Outros personagens também aparecem e já nos deixam ansiosos por mais: Butch e Marissa e, claro, nós queremos saber mais sobre os outros irmãos: Rhage, Vishous, Phury e Zsadist (que é o preferido da maioria que acompanha a série).

Nenhum comentário: