UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LIVRO: A Rainha Vermelha - Título Original: The Red Queen


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Philipa Gregory

Sinopse: Herdeira da rosa vermelha de Lancaster, Margarida vê as suas ambições frustradas quando descobre que a mãe a quer enviar para um casamento sem amor no País de Gales. Casada com um homem que tem o dobro da sua idade, depressa enviúva, sendo mãe aos catorze anos. Margarida está determinada em fazer com que o seu filho suba ao trono da Inglaterra, sem olhar aos problemas que isso lhe possa trazer, a si, à Inglaterra e ao jovem rapaz. Ignorando herdeiros rivais e o poder desmedido da dinastia de York, dá ao filho o nome Henrique, como o rei, envia-o para o exílio, e propõe o seu casamento com a filha da sua inimiga, Isabel de York.
Acompanhando as alterações das correntes políticas, Margarida traça o seu próprio caminho com outro casamento sem amor, com alianças traiçoeiras e planos secretos. Viúva pela segunda vez, Margarida casa com o impiedoso e desleal Lorde Stanley. Acreditando que ele a vai apoiar, torna-se o cérebro de uma das maiores revoltas da época, sabendo sempre que o filho, já crescido, recrutou um exército e espera agora pela oportunidade de conquistar o prêmio maior.

*******

Tendo como Joana D’Arc como heroína e sonhando com uma vida de reclusão, Margarida nem sonha que com nove anos, a sua mãe já tem para si um futuro assegurado: casá-la com um homem com o dobro da sua idade, mas de cuja união poderá surgir o futuro rei de Inglaterra.

Aquando do seu primeiro casamento Margarida diria “Sou uma criança, enviada para cumprir o dever de uma adulta”. De fato, Margarida tinha 13 anos quando casou com o seu primo Edmundo Tudor.

Mas desta aliança nasceria o futuro rei de Inglaterra, Henrique VII, tornando-se Margarida uma mulher forte, que tudo faria para colocar o seu único filho no único lugar que ele merecia: o trono.

Enviuva cedo, mas depressa se arranja novo marido para Margarida, sempre com interesses pelo meio. No entanto, este segundo casamento afasta Margarida do seu filho, e da educação deste. No entanto, não é por isso que esta se mantém longe dele. Procura sempre ter notícias dele, mostrando sempre firme o seu propósito: lutar pelo trono.

Philippa Gregory mostra uma mulher culta, cheia de força, mas também cheia de religiosidade, que desculpa tudo aquilo que faz na “vontade” divina, mostrando aqui o seu lado perverso. Não menos maléfico na luta pelos seus interesses é Lorde Stanley que se coloca sempre do lado dos vencedores.

Nenhum comentário: