UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LIVRO: A Próxima Vez


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Marc Levy

Sinopse: Numa viagem de São Petersburgo a Boston, de Londres a Florença e a Paris, a história de um amor que desafia o tempo e a distância.
Jonathan é um especialista em arte com uma paixão inexplicável pela obra do pintor russo Vladimir Radskin. Quando, nas vésperas do seu casamento, lhe chega a notícia de que uma galeria em Londres tem em sua posse cinco quadros do pintor – entre elas, possivelmente, A Jovem do Vestido Vermelho, a sua mítica última obra, misteriosamente desaparecida em 1868 – Jonathan não hesita em partir.
Ao chegar a Londres, encontra Clara, a dona da galeria, e é acometido por uma forte sensação de déja-vu: certamente já viu aquele rosto, já ouviu aquela voz. Mas onde, e quando? Será que entre eles há algo mais em comum do que uma paixão por pintura?
Jonathan e Clara viajam de São Petersburgo a Boston, de Londres a Florença e a Paris, procurando descobrir a misteriosa história por trás de A Jovem do Vestido Vermelho. Ao longo da sua viagem, descobrem que a história do quadro e do seu criador está entrelaçada com a das suas próprias vidas...

*******

É à volta da pintura que se centra mais uma obra de Marc Levy. Desta feita o autor cria duas personagens que já se ligaram no passado, e que quando se encontram pela primeira vez nesta vida, sentem logo uma atracção mútua. O pintor russo Vladimir Radskin é o ponto de partida para estes dois mundos se encontrarem: Clara é uma famosa galerista de Londres e Johnathan um especialista em arte de Boston. A última obra do pintor é descoberta em Londres e faz com que Jonathan parta para aquela cidade conhecendo assim Clara tendo, contudo, a sensação de já a ter visto numa outra ocasião.

Mais uma vez Marc Levy explora o lado do desconhecido, da encarnação, de outras vivências em outras vidas e mais uma vez não me desiludiu com a sua capacidade de envolver o leitor. O fato de ter envolvido a arte neste livro ainda o valorizou mais. Criando uma atmosfera de mistério e paixão, Levy leva o leitor a percorrer a vida de Vladimir Radskin ao mesmo tempo que desvenda o segredo de vida dos próprios protagonistas. O que terá em comum Clara, Jonathan, Anna (noiva de Jonathan) e uma misteriosa mulher de cabelo branco que aparece a Jonathan uma noite num bar?

Nenhum comentário: