UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

LIVRO: Amor, Ponto e Vírgula - Título Original: The Good Mayor (Tradução de Maria de Almeida)


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Andrew Nicoll



O lar é o local onde nos têm de deixar entrar.


Sinopse: Na linha do realismo mágico, este é o romance de estreia de um autor com características muito próprias. A ação decorre num país de localização indeterminada, algures numas ilhas do Báltico. Entre as exóticas e curiosas personagens, destacam-se o honesto e atencioso Presidente da Câmara de Ponto, Tibo Krovic, e aquela por quem nutre um amor secreto e platônico, a sua bela secretária Agathe Stopak. A narradora, omnisciente e omnipresente, é Santa Walpurnia, uma virgem barbuda e mártir, antiquíssima padroeira da cidade, recurso que confere um enorme grau de humor a este livro.

*******

Um romance maravilhoso é o que posso dizer de Amor, Ponto e Vírgula, um livro muito bem escrito e com uma história belíssima de amor entre Tibo e Agathe.

Na pequena localidade de Ponto, vive um homem angustiado com um amor que julga impossível. O Presidente da Câmara, Tibo Krovic, morre de amores pela bela secretária Agathe Stopak, mas esta é casada, embora o seu casamento não esteja passando por uma boa fase. Sem que ambos saibam, quando chegam às suas casas, os dois partilham de momentos a dois, pensando que estão juntos, fazendo uma vida a dois, embora estejam distantes fisicamente.

Tibo é um homem influente na vida de Ponto, um homem a quem todos recorrem para pedir as mais diversas opiniões, mas que na sua vida pessoal ele não é capaz de tomar quaisquer decisões, quaisquer iniciativa para ser feliz com a mulher que ama. É uma homem indeciso, com medo de errar, com medo de ser rejeitado.

Quem não perde pitada da história é Santa Walpurnia, uma espécie de santa padroeira da terra e que nos vai relatando a verdade dos fatos.

Nenhum comentário: