UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LIVRO: A Rainha Branca - Título Original: The White Queen


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Philipa Gregory

Sinopse: Primeiro livro da série sobre a Guerra das Duas Rosas, “A Rainha branca” conta a história de Elizabeth Woodville, mulher de notável beleza e ambição que se casa em segredo com o jovem Rei Eduardo IV, um dos três filhos da casa de York. Descendente dos Duques da Burgundia, Elizabeth Woodville traz em seu sangue a herança de Melusina, uma deusa da água, metade mulher, metade peixe, que legou a todas as mulheres de sua linhagem o poder da visão e da magia. Neste romance de estréia sobre a dinastia que precedeu os Tudor, conhecemos um país convulsionado pela sangrenta guerra civil que ora opõe primos, ora opõe irmãos e revivemos um dos mistérios mais famosos da história da inglaterra: o sumiço dos príncipes na torre, um crime até hoje sem solução.

*******

Neste livro, Philippa Gregory conta-nos a vida de Isabel Woodville, a primeira rainha da casa real de Iorque e uma das mais belas e polêmicas Rainhas da Inglaterra. Esta era uma plebéia, viúva e com dois filhos, que casou com o rei da Inglaterra, inesperadamente, após lhe pedir auxílio numa questão de disputa de propriedades. Apesar de se ter apaixonado perdidamente pelo rei (nada indica que tenha sido apenas interesse) a sua própria filha diz que a mãe “nunca se apaixonaria por alguém que não fosse rico ou importante”. De fato, ao longo de todo o livro está bem patente a enorme ambição de Isabel, mas também o seu amor pelo marido e pela família.

Gostei sobretudo da relação que Isabel mantém com a sua mãe e com os seus filhos, amando-os verdadeiramente e não os considerando apenas como herdeiros e meios para atingir a grandeza.

Gostei bastante da presença da magia, dos feitiços e das pragas que Isabel lançava contra os seus inimigos, e da lenda de Melusina, a deusa da água, de que a sua família acreditava que descendia.

As conspirações e batalhas estão descritas de uma forma que as torna empolgantes e o fato de os seus resultados alterarem completamente a vida das personagens levou a que ainda as seguisse com mais interesse.

Nenhum comentário: