UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

LIVRO: Os Olhos Amarelos dos Crocodilos


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Katherine Pancol



Há silêncios que também fazem parte da amizade.

A felicidade é aceitar a luta, o esforço, a dúvida e avançar superando cada um dos obstáculos.


Sinopse: Este é um romance sobre uma mentira, mas também sobre a amizade e o amor, o dinheiro e a traição, o medo e a ambição.

A ação desenrola-se em Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma intelectual, historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil. Casada, tem duas filhas, vive nos subúrbios e trabalha para pagar as contas.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres.
A escritora francesa Katherine Pancol traça com mestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos é uma verdadeira lição de vida. Este romance, um verdadeiro best-seller em Espanha e França, dá-nos a conhecer as mulheres que somos, as que queremos ser, as que nunca seremos e as que talvez sejamos um dia. Mulheres à procura de um caminho na vida, em busca de si próprias e à descoberta de novos amores.

*******

Os Olhos Amarelos dos Crocodilos nos apresenta personagens ricas, belas, engraçadas e cheias de histórias para contar. Ora interesseiras, ora boas demais, ora amigas do seu amigo, ora crianças e na fase estúpida da adolescência...

Mas depois de entrar na história difícil foi sair dela. Era um não querer que o livro terminasse. Katherine Pancol teve esse dom. O dom de seduzir o leitor a entrar na história de duas irmãs completamente diferentes, mas que ao mesmo tempo se complementam. Uma irmã que vive na sombra da outra, que a controla, que a espezinha, que por subterfúgios vários consegue levar a água ao seu moinho. No entanto, a autora também prova no fim do livro que a mentira é sempre descoberta e que tudo vem à tona. Nada do que parece é. No final, a mulher apagada e desmazelada, aquele patinha feio, afinal é uma grande mulher e aquela que aparenta ser uma mulher fantástica, no fundo, é uma mulher completamente fútil e desprezível, muito parecida com aquilo que a mãe fora e é.

No campo masculino encontramos Antoine um homem completamente frustrado, desempregado, que não encontro trabalho ao seu “nível” e que se deixa arrastar pela casa e pelo jogo e vive às custas de Josephine, até que esta o põe fora de casa. É aqui que entram os crocodilos. Parte para o Quênia para fazer criação destes animais com o intuito de os vender aos chineses. Philippe um homem exemplar que vive com uma mulher, Iris, completamente diferente daquela pela qual se apaixonara.

Nenhum comentário: