UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Meu Deus!


Ajuda-me a dizer a palavra da verdade
na cara dos fortes,

E a não mentir para obter o aplauso
dos débeis.

Se me dás dinheiro, não tomes a minha
felicidade,

E se me dás forças, não tires o meu
raciocínio.

Se me dás êxito, não me tires a
humildade.

Se me dás humildade, não tires a
minha dignidade.

Ajuda-me a conhecer a outra face
da realidade,

E não me deixes acusar os meus
adversários, podando-os de traidores,
porque não partilham o meu critério.

Ensina-me a amar os outros como me
amo a mim mesmo,
E a julgar-me como o faço com os outros.

Não me deixes embriagar o êxito, quando
o consigo,

Nem a desesperar, se fracasso.
Sobretudo, faz-me sempre recordar que
o fracasso é a prova que antecede o êxito.

Ensina-me que a tolerância é o mais alto
grau da força,

E que o desejo de vingança é a primeira
manifestação da debilidade.

Se me despojas do dinheiro, deixe-me
a esperança,

E se me despojas do êxito, deixa-me
a força de vontade para poder vencer
o fracasso.

Se me despojas do dom da saúde, deixa-me
a graça da fé.

Se causo dano a alguém, dá-me a força da
desculpa, e se alguém me causa dano, dá-me
a força do perdão e da clemência.

Meu Deus... se me esquecer de ti.

Tu não te esqueças de mim!

(Autor: Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário: