UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRO: Água para Elefantes


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Sara Gruen

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

*******

O circo! Espetáculo, festa, magia! Em Água para Elefantes a autora Sara Gruen não escreve somente sobre o lado belo do circo. Nesse livro temos o trato bom e mau com os animais, as dificuldades com a alimentação e o transporte desse espetáculo gigante, o trabalho sem remuneração e a rivalidade entre seres-humanos, seja ela por amor, ambição ou colocação social.

Rememorando, o agora idoso Jacob relata como entrou para o circo aos 23 anos, como foi difícil seu trabalho lá - nem acomodações ele tinha! -, a amizade que construiu com o palhaço Walter, como se apaixonou pela encantadora Marlena e, sendo correspondido, como lutou para ficar com ela. E ele também conta a história da elefanta Rosie que se tornou a grande estrela do espetáculo.

Hoje em dia sabemos que circo não rima com animais, mas quando Jacob começa a trabalhar para o Circo Irmãos Benzini é verão de 1931 e naquele tempo se usava de violência contra os animais para que fizessem o que lhes era mandado. Nesse livro a elefanta Rosie sofre um bocado, porém a autora teve a sensibilidade de não entrar em muitos detalhes, tornando-se possível ler essas cenas sem sofrer demais. Além do que Rosie está sempre sorrindo e isso acalenta o coração do leitor. E também foi por causa desses sorrisos que Jacob se apaixonou pela elefanta.

Mas, além da dramaticidade do ambiente retratado e do romance que traz, Água para Elefantes é uma história maravilhosa também pelo tom leve e descontraído, muitos vezes chegando a ser cômico, de como Jacob descreve as agruras que passa sendo uma pessoa de 90 – ou 93 – anos vivendo em uma casa de repouso. Aqui temos uma bela lição de vida, afinal ou envelhecemos e enfrentamos todas aquelas dificuldades que vem com a idade avançada, ou a outra opção. E no final do livro ele ainda mostra como é possível recomeçar mesmo estando perto do fim.

Nenhum comentário: