UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRO: Sereia


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Tricia Rayburn

Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte.

Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido.

Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha.

Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

*******

Um livro bem interessante, pois foge do lugar comum vampiro-anjo-lobo que vem dominando o universo sobrenatural ao trazer à tona sereias. E essas sereias não são do tipo adorável da Disney. São sedutoras, atraentes e têm um plano…

Achei a história um tanto confusa no começo, pois a autora escolheu usar um recurso que não agrada a todos: ela pula cenas! Sabe quando você está lendo toda animada e de repente… cade a cena que tinha de estar aqui???? Há cortes também no tempo e a narrativa fica um tanto truncada, mas depois que a gente se acostuma com esse estilo acaba a sensação de confusão. Eu, inclusive, achei que ela pode ter feito isso para usar o ritmo das ondas com o vai e vem do mar.

Vanessa, como diz no resumo, é muito medrosa e sabe que sempre pode contar com sua irmã, Justine. A diversão delas é a chegada do verão, quando então vão para a casa do lago onde passam o tempo com os irmãos Carmichael: Simon e Caleb. Os quatro são muito unidos e Justine e Caleb parecem muito interessados um no outro e só vamos descobrir o quanto no decorrer da história.

Com a tragédia da morte da irmã, Vanessa parece encontrar sua coragem e decide investigar o que realmente aconteceu. Na cidade de Winter Harbor, ela se une a Simon para descobrir o que houve naquela noite. Essa nova Vanessa, mesmo sentindo os velhos medos, se mostra mais disposta a correr riscos e a se abrir tanto para novas amizades como para o sentimento que Simon começa a lhe despertar.

Paige é a nova amiga que ela encontra e, através dela, Vanessa acaba conhecendo a família Marchand, uma família de mulheres belas e misteriosas. Zara, irmã de Paige, acaba sendo a antagonista de Vanessa e a fonte de muitos problemas.

Gostei do modo como a autora foi aproximando Simon e Vanessa, pois apesar de serem amigos há muito tempo, eles vão percebendo que existe algo mais do que amizade entre eles. E outro ponto positivo foi o modo como Vanessa vai descobrindo verdades e fatos que ela nunca percebeu e tem de começar a reconstruir toda sua visão de mundo. Essas reviravoltas na história acabam surpreendendo também o leitor, não somente à Vanessa. Há um suspense que vai crescendo a cada página e fazendo com que a leitura se torne cada vez mais intensa e interessante.

Nenhum comentário: