UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 31 de maio de 2011

Liturgia da Coroação de Nossa Senhora


I – RITOS INICIAIS
Dirigente: Maria é a mulher bem-aventurada que se alegra em Deus e nos chama à mesma alegria. A expressão “bem-aventurada” é na Bíblia uma fórmula de felicitação. As bem-aventuranças são expressão de felicidade, não simples promessas. Contata-se a felicidade e ela é proclamada. Por conseguinte, os destinatários são venturosos no momento em que são felicitados. A ventura das bem-aventuranças, vincula à participação do Reino de Deus, torna feliz aquele que se contenta com o que tem. Os pobres são ditosos na esperança, porque Deus vem instaurar seu Reino e dar a ventura aos privados dela. O decisivo, porém, nas bem-aventuranças é a pessoa que as proclama: Cristo, que anuncia o Reino e o realiza. Eis a “boa notícia” que produz ventura nos pobres.

Canto:
Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida,
Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.

REFRÃO: Maria cheia de graça e consolo.
Venha caminhar com teu povo. Nossa Mãe sempre serás.

Roga pelos pecadores desta terra. Roga pelo povo que em seu Deus espera.
Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.

Dirigente: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Dirigente: Minha alma engrandece o Senhor, meu espírito se alegra no meu Deus, meu Salvador.
Todos: Bendito seja o Senhor que nos tornou seus filhos por Jesus Cristo que nasceu da Virgem Maria. Ela é a Mãe de Deus! Ela é a nossa Mãe!

Oração
Dirigente: Bem-aventurada seja a Virgem Maria entre as mulheres; bendito seja Jesus, seu Filho; bendito seja Deus, nosso Pai, fonte de toda graça e toda bênção. Quando Maria visitou sua parenta Isabel, levou até ela a presença de Jesus e foi-lhe fonte de alegria. Sempre que encontramos nossos irmãos e irmãs, podemos levar-lhes também nós a presença de Jesus Cristo e iluminá-los com o esplendor de sua glória. Deus e Pai nosso, dai-nos a mesma graça que destes a Isabel na Visitação de Maria. Nós vos pedimos em nome do amor que tendes a vosso Filho e em memória de sua amada Mãe, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

II – LITURGIA DA PALAVRA

Evangelho [partilhado]
Lt1.: No Evangelho de são Lucas, Maria é chamada de “bendita” ou bem-aventurada quatro vezes.

Lt2.: A primeira bem-aventurança é a que o anjo pronuncia na cena da Anunciação:

Lt3.: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” [Lc 1,28].

Lt1.: Maria é bendita por sua proximidade de Deus, porque é receptiva ao Espírito. A cena ocorre em uma casa humilde, em um povoado ignorado. A saudação do anjo é dirigida a “uma virgem” totalmente fiel a Deus, do povo dos pobres de Israel. O anjo chama-a de “bendita” ou “cheia de graça”, porque tem o favor de Deus. Será a Mãe de Jesus, que significa “Deus salva”.

Lt2.: A segunda bem-aventurança Maria a recebe de sua prima Isabel na cena da Visitação:

Lt3: “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas” [Lc 1,45].

Lt1.: Maria é bendita por sua fé; é fiel por excelência.

Lt2.: A terceira bem-aventurança é pronunciada em meio à vida, por uma mulher do povo:

Lt3.: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os seios que te amamentaram”. 
[Lc 11,27]
Lt1.: É bem aventurada por sua maternidade, por ter gerado e dado à luz Jesus.

LT2.: Por fim, Jesus chama bem-aventurada sua Mãe em resposta àquela mulher:

Lt3.: “Bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a observam”. [Lc11, 28]
Lt1.: Maria é bem-aventurada porque torna eficaz a Palavra de Deus.

Lt2.: Desse modo cumpre-se a predição de Maria:

Lt3.: “Me proclamarão bem-aventurada todas as gerações”. [Lc 1,48]
Oração Mariana: Tu és a glória de Jerusalém.

Dirigente: Tu és a glória de Jerusalém.
Todos: Ave, Maria! Mãe de Deus.

Dirigente: És a alegria do povo de Deus.
Todos: Ave, Maria! Mãe do Criador.

Dirigente: Tu és a honra da humanidade.
Td.: Ave, Maria! Mãe da Divina Graça.

Dirigente: És ditosa por Deus escolhida.
Todos: Ave, Maria! Mãe da Igreja.

Dirigente: Das tuas mãos nos vieram prodígios.
Todos: Ave, Maria! Mãe da esperança.

Dirigente: És o refúgio do povo de Deus.
Todos: Ave, Maria! Mãe da Misericórdia.

Dirigente: O que fizeste agradou o Senhor.
Todos: Ave, Maria! Mãe dos pobres.

Dirigente: Bendita sejas, por Deus poderoso.
Todos: Ave, Maria! Mãe do Salvador.

Dirigente: A igreja louva o nome de Maria.
Todos: Ave, Maria! Mãe de Jesus Cristo.

Dirigente: Seu louvor o povo cante para sempre.
Todos: Ave, Maria! Mãe Imaculada.

Dirigente: Povos da terra, louvai, louvai a Maria.
Todos: Ave, Maria! Mãe dos aflitos.

Dirigente: Eternamente aclamarei o seu nome.
Todos: Ave, Maria! Mãe da Divina Providência.


III – COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
[a comunidade prepara o rito de coroação de Nossa Senhora]


Consagração à Nossa Senhora [canto]
Oh, Minha Senhora e também minha mãe
Eu me ofereço, inteiramente, todo a vós.
E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.
Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca
Tudo o que sou, desejo que a vós pertença
Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me,
Como coisa e propriedade vossa, Amém.

IV – RITOS FINAIS
Dirigente: O Senhor nos abençoe e nos guarde.
Todos: Amém.

Dirigente: Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
Todos: Amém.

Dirigente: Volte para nós o seu olhar e se compadeça de nós.
Todos: Amém.

Dirigente: Bendigamos ao Senhor, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Todos: Amém, bendito seja Deus, os santos e anjos e a Virgem Maria, mãe da Igreja e nossa Mãe.

Canto Final:

Singela doce e pura, Maria de José,
Mãe terna e escolhida, és mãe leal da fé.
Seu nome é Maria de Deus.

Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos.
Olhos voltados para o céu e por Ele construir a nova vida.

Mãe da obediência, da graça e do amor.
Que os homens se encontrem no filho desta flor.
Seu nome é Maria de Deus.

(Fonte: Semeandocatequese.com)

Nenhum comentário: