UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRO: O Compositor das Tormentas


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Andrés Pascual

Sinopse: Matthieu é um jovem gênio da música que, fascinado pela magia e pelo luxo do Palácio de Versalhes e suas festas, anseia tornar-se parte da orquestra de Luís XIV, o Rei Sol. O que ele não imagina é que um brutal assassinato abrirá as portas do palácio para que ele realize o projeto mais ambicioso do monarca: transcrever a melodia da alma.

Essa melodia é aquela que Deus utilizou para soprar vida no corpo inerte do homem, a música mais linda que já chegou aos ouvidos humanos, porém está protegida no último paraíso explorado, uma lendária ilha africana escolhida pela sua pureza: Madagascar - na voz das Grandes Mães da Terra. Em suas notas se esconde a fórmula que permitirá que seu detentor aprenda os segredos do universo.

Porém, Matthieu descobre que ele não é o único que ambiciona a partitura da música. Para vencer essa corrida, ele precisará enfrentar a morte a cada passo, ao mesmo tempo um novo mundo cheio de romantismo se abrirá para o músico a partir do encontro com uma mulher bonita e misteriosa que parecia já estar esperando por ele.

*******

O Compositor de Tormentas é um livro repleto de emoção e sentimento, que tem como tema central a música! Eu sou suspeita, mas livros de ficção que retratam a música como tema principal é sem dúvida um livro que me cativa e aguça a minha curiosidade como musicista.

A música tem um papel muito importante na história, porque será ela que irá unir elos na vida dos dois homens protagonistas da história, que são amantes da música e atormentados pelo mesmo destino...

Além dessa temática, a obra do autor espanhol Andrés Pascual possui uma riquíssima descrição do período histórico, onde o autor destaca com detalhes todos os pormenores que qualquer leitor envolvido com a história, poderá até sentir a música saltar das páginas. Muito interessante!

Em suma, O Compositor de Tormentas é um livro que para um melhor entendimento precisa ser lido devagar, para captar todos os detalhes e assim tendo mais motivos para apreciação. E além de ter uma narrativa cativante, o livro é repleto de mistérios, sentimentos, com letras e melodias que com certeza irão encher seus olhos e ouvidos! Recomendo!

Nenhum comentário: