UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRO: A Guerra dos Tronos


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:George R. R. Martin

Sinopse: Como em Senhor dos Anéis, temos mapas para nos situar na história e uma árvore das maiores Casas (famílias). Cada Casa é representada por algo - um animal ou um objeto, ou uma planta. A principal Casa é Stark representada por um Lobo Gigante em um Campo de Neve.

Lorde Eddard Stark é o líder da Casa Stark, protetor do Norte dos Sete Reinos. Casado com Catelyn Tully (Casa dos Tullys, entre o Norte e Sul, representada por um Peixe Negro), tem 5 filhos legítimos (Robb, Sansa, Arya, Brandon e Rickon) e um bastardo, Jon Snow. Robb e Jon regulam de idade e são dois jovens guerreiros adolescentes, um pronto para assumir o lugar de seu pai e o outro pronto para receber qualquer atenção que seu pai possa lhe dar. É claro que a mulher de Eddard não gosta do bastardo, e o quer o mais longe dali.

Eddard é homem de confiança do Rei Robert Baratheon (Casa do Sul representada por um Veado). Amigos de infância, Ed e Robert seriam cunhados se a irmã de Ed não tivesse morrido (uma morte dolorosa na mão do filho do antigo rei). Eles estiveram juntos na rebelião que expulsou o Rei Louco, Aerys Targaryen (Casa do Sul representada por um Dragão) do trono e que colocou Robert como rei.

Nesta luta, morreram o pai, a irmã e o irmão mais velho de Eddard (por isso ele herdou as terras dos Stark, Winterfell, e a noiva do irmão - Cat). Morreram também o Rei Aerys e seu filho, e seus dois filhos menores foram exilados no além-mar (Viserys e Daenerys).

O rei foi morto a traição por um guarda seu, Jaime Lannister (Casa do Sul, representada por um Leão), irmão gêmeo da atual rainha, casada com Robert, Cersei. Cersei tem 3 filhos com Robert e mantém um caso secreto com seu irmão gêmeo, Jaime.

*******

É uma história sobre traições, ambições e muita luta por poder. Ninguém é completamente bom, ninguém é ruim por completo (tem uns bem malvadinhos, mas é tudo por ambição ao trono). Enquanto a família Stark se envolve neste lodo de ambição e se separa aos poucos, acompanhamos também o inverno chegando.

O inverno e o verão nos Sete Reinos não dura como o nosso. Podem durar anos e até décadas. Mas ao norte, onde fica Winterfell as terras são mais frias e os Sete Reinos são separados por uma muralha das terras onde foram banidos seres e criaturas que ninguém viu, mas que contam nas histórias de terror para crianças. Estas criaturas são mitos mas muito reais e os Patrulheiros da Noite são os únicos que guardam a muralha e protegem as pessoas do reino. Os Patrulheiros da Noite (onde vai parar o bastardo de Ed, Jon Snow) são um grupo que promete se dedicar somente a esta proteção da muralha. Não se casam, não tem filhos e trabalham na muralha até a morte (natural ou não). E como dizem os Stark, o inverno está chegando, e com ele um mal que ninguém viu em centenas de anos.

Ao sul, no além-mar, os Targaryen estão querendo voltar e retomar o trono. Viserys é um sem-noção que se acha um dragão, um rei poderoso e que todos devem obedecer. Ele vende sua irmã Daenerys a um guerreiro que mais parece um ogro, líder de um clã de cavaleiros saqueadores, em troca de ter um exército para retomar seu trono. Mas este líder Khal Drogo é um bárbaro. Seu bando saqueia, estupra e mata como lhe convém. Suas mulheres são tomadas como cadelas e não tem voz nem vontade própria. E Daenerys tem apenas 13 anos. Mesmo assim, aos poucos ela consegue conquistar seu marido e vai cada vez mais se afastando do jugo de seu irmão (louco, louco).

E no meio de tudo temos uma briga de cachorros grandes: Lannisters, Tullys, Starks e Baratheons, todos lutando pelo trono. Sem saber o que acontece no extremo norte (além da muralha) e sem saber das pretensões dos Targaryen (no além-mar). Em algum momento tudo isto vai se encontrar e vai ser um Deus nos acuda. Mas isto não acontece no Livro 1 e eu tô loquinha para ler o Livro 2 (minhas economias vão se espremer para compra-lo).

Um destaque que tenho que fazer é Tyrion Lannister, irmão dos gêmeos Lannister. Ao contrário de seus irmãos que são lindos e maravilhosos, Tyrion é um anão deformado, mas com um cérebro afiadíssimo. É o humor da história e ao mesmo tempo é um drama. Sempre tentando parecer um Lannister, ser reconhecido, mas sempre levando coices do pai e dos irmãos. Mesmo assim todos são fiéis uns aos outros quando precisam.

Outro destaque é para os lobos gigantes, animal que representa a Casa Stark. Ed encontra uma loba morta com 6 filhotinhos, 4 machos e 2 fêmeas, sendo um deles albino. Coincidentemente Ed tem 4 filhos e 2 filhas. E o albino é logicamente destinado a Jon Snow, o bastardo. Cada um tem seu lobo gigante e cada lobo gigante tem seu papel na história enquanto defendem os filhos de Ed.

Apesar de ter contado muito, da história principal não contei nada que seja importante, porque vale a pena ler cada detalhe deste grande épico que com certeza vai ficar na história assim como O Senhor dos Anéis.

Nenhum comentário: