UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRO: Vítimas do Silêncio


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Janethe Fontes

Sinopse: Uma garota é vítima de um estupro e tenta reconstruir sua vida. Porém, o criminoso está mais perto do que poderia imaginar e continua perseguindo pessoas que ela jamais gostaria de ver envolvidas nessa história. Quando finalmente ela acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela época tão difícil, o passado volta para acertar as contas e ela só tem uma alternativa: encontrar o criminoso antes que ele faça outras vítimas.

*******

Esse livro conta a história de Margarida. No início ela é uma adolescente vítima de estupro, que foge em busca de uma vida melhor. Mas Margarida não tem uma vida fácil e vai passar por muitos momentos difíceis. Ela teve muitas perdas, mas nunca desistiu de batalhar em busca da felicidade e, assim, ela chega ao final do livro como uma mulher vencedora e realizada.

Essa história trata do forte tema estupro, mas sem se apegar muito a detalhes. O livro é fácil de ler e todas as tramas nele contidos se resolvem de forma bem rápidas. E, por isso mesmo, a leitura flui de forma bem agradável, porque não tem longas descrições em seus momentos mais dramáticos.

O título Vítimas do Silêncio faz referência ao fato de Margarida – e outra vítima – não denunciarem o estuprador por medo das ameaças feitas por ele. E nós sabemos que muito disso realmente acontece na nossa sociedade. Mulheres amedrontadas que se mantém em silêncio e não expõem a violência sofrida.

Esse foi o primeiro livro escrito por Janethe Fontes e foi lançado pela editora Universo dos Livros. Gostei muito do modo como a autora conduziu a história. Com grandes acontecimentos em poucas páginas, ela não deixou que a leitura se tornasse monótona.

Margarida vai dar a volta por cima e conseguirá a condenação de seu algoz?

Nenhum comentário: