UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRO: O Mundo Pós-Aniversário


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Lionel Shriver

Sinopse: Confirmado o talento para o retrato psicológico demonstrado em seu premiado romance Precisamos falar sobre o Kevin, Lionel Shriver, em O mundo pós- aniversário, propõe um olhar corajoso sobre as implicações de uma escolha: quem amar. A autora nos envolve em uma história sobre infidelidade, expondo com muita franqueza os dilemas entre a segurança e a paixão, que podem determinar o fim ou o começo de um casamento.
"O Mundo Pós-Aniversário" retrata o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicado em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem; um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.
Capítulo a capítulo, Lionel Shriver nos oferece desdobramentos do futuro dessa mulher sob a influência de dois homens radicalmente diferentes, e assim escreve duas histórias. A partir daquele único beijo, mostra alternativas de união ou rompimento, e explora as conseqüências e as motivações mais íntimas de uma escolha.
Determinar qual seria o melhor caminho não é óbvio nem fácil, mas a análise dos dois destinos nos quais a autora enreda os personagens e os leitores é memorável. Escrito com a sutileza e a sagacidade que são as marcas registradas da obra de Lionel Shriver, O mundo pós-aniversário é um apelo para aquele "talvez" que intriga e provoca todos nós.

*******

Há anos, Irina e Lawrence passam o aniversário de Ramsey com ele. Herança dos tempos da parceria profissional de Irina com sua ex-mulher, Ramsey, ídolo mundial da sinuca, é um peso para o casal, que se vê obrigado a repetir o ritual anualmente, sem falhar. Intercalando bons e maus aniversários, o compromisso permanece imutável. Lawrence e Irina gostariam que o compromisso acabasse, mas, toda a ética da obrigação social torna impossível que eles abandonem o ritual.


Até que chega o aniversário em que Lawrence está viajando a trabalho, Ramsey está divorciado e Irina se vê obrigada pelo marido a comemorar o tal aniversário saindo com ele. Pensando na situação de Ramsey, na tristeza em passar o aniversário solitário, ela aceita o convite para essa comemoração entre dois amigos.

A partir daí, o livro surpreende, dividindo-se em duas histórias.

Em uma delas, Irina se deixa seduzir por Ramsey e trai o marido.

Na outra, Irina permanece fiel ao marido Lawrence.

Mergulhando no aspecto psicológico dos relacionamentos pela visão de Irina, a escritora constrói duas histórias incríveis. Duas Irinas completamente diferentes habitando a mesma mulher e vivendo duas vidas paralelas.

A Irina que trai é quase uma adolescente. Para ela, Ramsey é um sonho realizado, o "cara" que ela sempre quis namorar, o homem que tira o fôlego, lindo, sexy e rico, que lhe dá o status de mulher de um ídolo, invejada por todas. Essa aventura amorosa é o que move sua vida, cheia de perigos e excitação.

A Irina fiel é uma mulher séria, comedida, econômica, com a vida intelectual ativa, e o aspecto físico em segundo plano. Rotina é o que define seu casamento com o comum Lawrence, e o marido tem o status de melhor amigo e companheiro de uma relação calma, sem surpresas. Adaptada a essa realidade, Irina vive segura e a perspectiva do futuro parece ser somente esperar a velhice ao lado do marido.

O que dita esse livro é a forma como um relacionamento modifica atitudes. O ser humano muitas vezes é definido pela forma como o outro o vê. Exclui-se das fantasias românticas o aspecto da realidade inevitável que atinge todo casal. Vive-se na expectativa de agradar, de ser o que o outro espera. E, da mesma forma, somos conforme o relacionamento nos molda. Em cada interação social, o que aparece é a face que se quer mostrar ao outro. As imperfeições são escondidas e esquecidas em prol da realização da vida romântica ideal. Irina é a prova dessa teoria.

Com cada um dos seus "amados", ela é uma mulher. Mas, inevitavelmente, as duas Irinas percebem que não é somente o desejo que governa o destino. Mesmo decidindo pelo melhor, Irina é sempre surpreendida pelas circunstâncias, que vão modificando ambos os "casamentos", levando por caminhos novos, felizes ou tristes.

Interessante é ver as situações paralelas nas duas histórias, e como cada Irina resolve os problemas e as dúvidas. Nas divagações da personagem, viajamos pela sua mente e até esquecemos que se trata da mesma pessoa com duas vidas.

Nenhum comentário: