Nos Equinócios, as noites e os dias são iguais para ambos os Hemisférios. A 20 de março teremos no Hemisfério Sul o fim do Verão e início do Outono. No Hemisfério Norte será o contrário; término do Inverno e início da Primavera. Os Equinócios ocorrem quando a linha do Equador terrestre coincide com o Equador Celeste.
Nos Equinócios, dias e noites têm a mesma duração. Os raios solares distribuem-se de forma igual por toda a Terra. Apenas a curvatura do planeta define o ângulo de incidência dos raios solares, pois não há qualquer inclinação do seu eixo Norte-Sul.
Equinócios são, portanto, pontos de equilíbrios da Terra em sua trajetória ao redor do Sol. Para muitos, representa o verdadeiro início do Ano Solar, para outros representa o momento de equilíbrio do nosso interior.
Na verdade, é um momento sagrado que deve ser celebrado, pois representa uma importante fase do Eterno Ciclo Cósmico do qual o ser humano faz parte.
A chegada do Outono para nós do Hemisfério Sul, representa o necessário período de recolhimento e preparação para os dias frios do Inverno. É o início de um período de repouso físico, psíquico e espiritual. A própria natureza precisa deste momento. Vide, por exemplo, como se comportam as plantas nesse período. Elas, falando de forma figurada, vivem um período de dormência.
É um período de interiorização e de reflexões profundas. De muita quietude interna, de silencia, de pensarmos e repensarmos quanto ao nosso papel no mundo e do que estamos fazendo da nossa vida. É um precioso período para que os seres humanos procurem buscar respostas sobre nossa existência. Enfim, um período do despertar das nossas consciências.
(Autor: Zair Schuster)
Nenhum comentário:
Postar um comentário