
Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Anne Tyler
Sinopse: A polícia do estado de Delaware emitiu hoje pela manhã um comunicado: Cordelia Grinstead desapareceu. Ela é uma mulher de compleição miúda e cabelos castanhos. O informe policial só não soube precisar a cor dos olhos da desaparecida, que se confunde entre verde e azul. Na verdade, a polícia errou também ao afirmar que a vítima simplesmente desaparecera. Cordelia resolveu pôr sua vida debaixo de braço e recomeçá-la em outro lugar, longe da família que a atormentava.
Eu já havia lido outros títulos de Anne Tyler e gostado muito, por isso não tive dúvidas quanto a ler esse livro, mas não gostei da história.
Achei muito sem graça. Sem grandes passagens, sem romance no sentido literal da palavra.
Delia tem 40 anos, é casada com o médico Sam, tem três filhos e uma vida estável. Mas de repente sente que precisa mudar tudo. Recomeçar. A princípio arruma um caso, mas sem chegar às vias de fato. Porém, não é disso que ela precisa.
Então, durante as férias da família ela simplesmente pega uma carona e desaparece. Sem deixar recado, sem avisar ninguém, ainda com a roupa de praia e uma bolsa contendo algum dinheiro, ela vai parar em uma cidadezinha desconhecida.
Eu imaginei uma história belíssima de recomeço: um grande emprego, uma paixão arrebatadora, uma grande aventura. Mas, não! Ela compra umas roupas baratas, aluga um quarto decrépito e arruma um emprego de secretária que não oferece nenhum desafio. Mais adiante, desgostosa com seu patrão, decide mudar e arruma um emprego de governanta na casa de um homem abandonado pela mulher e com um filho pré-adolescente.
Assim, eu imaginei Delia e o patrão – Joel - vivendo um tórrido caso de amor, mas que nada, ela se torna apenas uma doméstica, encarregada principalmente da criação do menino - Noah.
Durante a narrativa vão aparecendo outros personagens com suas próprias histórias, mas nada que seja muito importante ou que eleve o grau de interesse no livro.
E o final... bem, digamos que termina exatamente onde começou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário