UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

LIVRO: Queda de Gigantes


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Ken Follett

Sinopse: Queda de Gigantes é o primeiro livro da Trilogia 'O Século' de Ken Follet. Nessa série o autor se propõe a analisar no século XX em seus acontecimentos mais marcantes através da trajetória de 5 famílias – uma norte-americana, outra russa, duas inglesas (uma aristocrática e outra trabalhadora) e, por fim, uma alemã. Dessa simples ideia é possível verificar que a missão é difícil e extremamente complexa.

Em Queda de Gigantes, somos apresentados à família Williams – mineiros no País de Gales, e aos Fitzherberts – nobres da Região; conhecemos os Peshkov, Grigori e Lev, para os quais o maior sonho é abandonar a Rússia opressora rumo aos EUA; também conhecemos os Dewar de Buffalo, intimamente ligados ao Presidente norte-americano, Woodrow Wilson, e por fim, os Von Ulrich, família alemã que se dedica à política internacional.

*******

Esses personagens têm suas vidas entrelaçadas em diversas ocasiões durante as quais Ken Follet desenvolve uma narrativa pormenorizada dos eventos que levaram à Primeira Guerra Mundial, narrando ainda os rumos dessa disputa que inaugura a Guerra de trincheiras – com todos lances históricos – e suas consequências para toda a Europa e o Mundo.

Pelo que disse acima parece um livro chato e simplesmente histórico. Com certeza não é assim! Os personagens de Ken Follet são vivos, interagem com personagens históricos, tendo ainda muito romance, intriga, suspense, espionagem e senso de justiça. Cada família se envolve de uma forma diferente no conflito, com suas consequências e consegue passar para nós leitores como deve ter sido para as pessoas comuns viver nesse momento tão peculiar da história da humanidade.

Adorei a história. Torci muito pela emancipação feminina, pela vitória dos trabalhadores russos que eram mais do que oprimidos pela nobreza, pelo amor entre uma inglesa e um alemão, e pela eleição de trabalhadores simples para a Câmara dos Comuns, marcando na história a transição de um modelo de mérito pelo nascimento, para o de mérito pelo conhecimento e capacidade individual.

É uma epopéia que merece ser lida atentamente pois cada página apresenta muitas informações e emoções. É um livro maravilhoso. Recomendo!

Nenhum comentário: