UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

LIVRO: Os Pilares da Terra - Volume II


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Ken Follett

Sinopse: O primeiro volume de Pilares da Terra, Ken Follett apresentou ao leitor a família de Tom Construtor, e narrou de forma magistral as idas e vindas desse grupo. Mostrou como diversas escolhas que fazemos não refletem somente em nossas vidas, mas, e, sobretudo, na vida dos outros, conhecidos ou não.

*******

O segundo volume não me decepcionou. A história tão bem iniciada é ampliada, com o desenvolver dos personagens, e por fim, recebe um 'gran finale' digno das grandes obras literárias! O encadeamento das histórias e das relações foi perfeito. Esse volume conseguiu dar o desenlace de todas as intrincadas situações iniciadas no anterior e ainda fez com que houvesse sentido histórico em sua estrutura!

Não posso deixar de mencionar que os personagens tiveram suas personalidades e características muito bem elaboradas, de forma que mesmo os maiores vilões, e olha que em alguns momentos eu tinha vontade de pegar uns pelo pescoço, fossem humanos, com várias nuances entre o bem e o mal!

Outro ponto muito interessante é o da maneira com que o autor consegue relacionar a forma como a Igreja influenciou o desenvolvimento das diversas nações, e pautou, bem ou mal, dependendo da situação, a consciência das pessoas comuns e não tão comuns assim. Bons padres, outros nem tanto, bons bispos, outros um tanto ambiciosos... mas no fim, todos seres humanos lidando com seus defeitos e dificuldades de uma forma ou de outra.

Mas além de tudo, de todos os relacionamentos pessoais, essa também é a história de como um complô que mudou os rumos da história, e de como seus reflexos alteraram as vidas! É a história de várias paixões também. Para Philip, a paixão por sua Igreja. Para Tom e depois para Jack, a paixão por suas mulheres, e principalmente pela construção! Para Helen, a paixão por sua liberdade... Para Alfred e William, paixão pelo poder, pela força bruta, pela vitória a todo custo! Para Bigod, a paixão pela ambição!

É uma história de época, mas com uma temática bem atual. Recomendo!

Nenhum comentário: