UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 26 de junho de 2011

LIVRO: O Senhor March


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Geraldine Brooks

Sinopse: Este é um tema histórico dos mais escolhidos pelos americanos, mas o olhar australiano da autora e a releitura como uma história paralela à "As Mulherzinhas" faz da obra um romance original.

O primeiro capítulo já nos mostra a sensibilidade da autora e do personagem que, escrevendo uma carta à sua mulher em meio ao sangue e a desolação da guerra, pinta o cenário ao seu redor com mentiras bonitas para não preocupar sua família.

*******

O Sr. March é um homem de fé e idealismo, capelão do Exército da União, abolicionista, que torturado pela guerra de forma física e psicológica passa por muitos obstáculos e aventuras na volta para a sua família. Tentando de forma deseperada reconstruir sua vida, alterada pelos horrores da guerra que viu e viveu, e que abalou sua estrutura idealista e sensível.

Um homem que se acreditava inabalável na fé e que descobriu em si as barbáries que condenava. Um homem que se culpa por suas atitudes do passado e que quer apenas uma vida digna do futuro.

A autora conseguiu manter a história como um desmembramento factível do original de Alcott, em uma releitura que não decepciona aos que conhecem a história das quatro irmãs March. Mas que também não decepciona aos que nunca ouviram falar delas.

Eu me emocionei várias vezes e tenho certeza que os corações apaixonados pela literatura também vão se emocionar com este romance sentmental que traz a tona questões vitais do momento histórico que narra. A guerra, o idealismo, as questões raciais, as relações humanas e os sentimentos.

A Sra March de Geraldine Brooks também foi uma grata surpresa para mim (confesso que tive medo de me decepcionar com o livro). Uma mulher determinada e orgulhosa, nem um pouco resignada como a de Louisa May Alcott.

"Será que estou errada ao desconfiar que ele (o Sr. March) vive de idéias, que constrói todo o seu mundo em torno delas, e que é a senhora (a Sra. March) que lida com as coisas práticas da vida?"

Esta é uma frase que traduz em poucas palavras as verdades do casamento dos March e como agem os dois.

Em "O Senhor March" ela conseguiu trazer de volta os personagens de Louisa May Alcott ("As Mulherzinhas") em um romance sentimental e vibrante.

A autora ganhou o Pulitzer de ficção de 2006 com esta obra, e isto por si só já fala da importância da mesma. Porém a leitura deste romance traz à vida cenários de morte e desolação da Guerra da Secessão Americana, através dos olhos do Sr. March, que dá nome ao livro.

Nenhum comentário: