UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 26 de junho de 2011

LIVRO: Christmas Moon


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Elizabeth Lane

Sinopse: Grávida, solteira e com pouca sorte, a professora de história Emma Carlyle está passando o pior natal de sua vida. Precisando fazer mais pesquisas para sua tese de mestrado sobre o lendário homem da lei do Wyoming J. D. McNulty, ela dirige, na véspera de Natal,  para a cidade de South Pass City onde J. D. está enterrado. Ao voltar para casa, ela se perde numa nevasca. Depois que seu carro some, ela se vê em 1871, quase congelada e em trabalho de parto, e na porta de uma cabana isolada nas montanhas. Quando o próprio J. D. abre a porta com uma pistola em uma mão e uma garrafa e whiskey na outra... bem vamos dizer que as fagulhas começaram a voar.
Essas duas almas perdidas foram claramente feitas uma para a outra. Mas há um problema. Emma vem estudando tudo sobre J. D. e sabe que ele tem apenas algumas semanas de vida.

*******

Emma está desesperada! Ela tem de entregar seu projeto até 03 de Janeiro e já é 24 de dezembro e sua tese ainda está crua. Ela descobre que há uma moradora de South Pass City que conhece muito sobre a vida de J. D. McNulty, o objeto de sua tese, e, mesmo sendo véspera de natal e o tempo estar prometendo uma tempestada, ela arrisca a viagem. Lá chegando, ela abre seu coração para Tilly – desde sua gravidez não planejada até as dificuldades com sua pesquisa. A tarde passa rápido e com a tempestade se aproximando, ela resolve partir. Só que, no caminho, ela entra direto na nevasca e acaba se perdendo. Ao descer do carro, não o encontra mais. Procurando ajuda, ela enfrenta a neve e o frio até localizar uma cabana isolada. Ao bater na porta, vê um homem idêntico a J. D. abrir a porta e, claro, acha que está alucinando! Só não dá para ficar muito tempo conjecturando, pois entra em trabalho de parto.
J. D. está isolado procurando solidão e paz. Não esperava visitas, muito menos de uma mulher grávida e que fala de modo esquisito e diz coisas absolutamente loucas! Mas não dá para colocá-la para fora na presente situação: tempestade de neve e parto. O jeito é ajudá-la e depois ver o que acontece...
E aí vemos a história se desenvolvendo maravilhosamente! Emma, através da pesquisa, estava meio apaixonada por J. D. Quando o conhece de verdade, fica um pouco decepcionada, pois quando idealizamos alguém, raramente esse alguém corresponde à imagem que temos dele... Mas descobrir como a pessoa é realmente é a melhor experiência!
Os personagens secundários – inclusive um gato caolho – são de um vigor e de uma beleza fantástica. O modo como Elizabeth consegue retratar a solidão dos mineiros em pleno inverno e o quanto anseiam por novidades e companhia é muito belo. Mame e as garotas do salon também tem um colorido todo especial na trama.
Mas o principal é: podemos mudar a história? Se um fato está fartamente documentado qual o risco de se evitar tal fato? Emma se debate com esse questionamente no decorrer do livro e, como professora de história, ela não sabe se salva ou não a vida do homem que aprendeu a amar... E acho que é esse o fascinio de se ler um livro de viagem no tempo. A maioria das vezes acabo com um nó no cérebro, mas satisfeita por ter lido uma história adorável! E a criatividade de Elizabeth nesse livro é o tempêro para o nosso fascínio.

Nenhum comentário: