UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

LIVRO: Os Sete


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: André Vianco

Sinopse: Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados acusados de bruxaria.

Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda...

*******

Já tinha visto algumas resenhas sobre o livro Sétimo de André Vianco e comprei-o juntamente com alguns outros títulos do autor. Estavam em minha pilha já algum tempo quando surgiu o Desafio Literário. Aproveitei e inclui André em minha lista de leitura. Os Sete é predecessor de Sétimo, portanto a escolha.

O autor é muito detalhista e escreve tudo explicadinho...
Eu gostei da trama e achei que André teve uma grande sacada ao escrever o livro mostrando os vampiros como seres assombrados com a nossa tecnologia e ávidos em aprender e entender o que se passava. O que mais me agradou no livro foi esse "choque cultural" que a viagem no tempo (afinal os Sete ficaram adormecidos por cinco séculos) provocou. Mas não deixe esse assombro te enganar! Eles são maus, cruéis e extremamente inteligentes.

Como diz o resumo, os vampiros estavam presos em uma caixa de prata. E essa caixa tinha uma inscrição:

"Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar esse túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam".

Além disso havia sete palavras: Inverno, Lobo, Tempestade, Gentil, Espelho, Acordador, Sétimo. Claro que, o aviso foi ignorado e daí temos a história. Há muita perseguição, mortes, suspense e o melhor é que tudo se passa no Brasil, em lugares que podemos conhecer e com muito realismo.

O livro é cheio de detalhes e se torna um pouco cansativo, mas a criatividade do autor e as reviravoltas da trama prendem a atenção e fazem com que a gente queira chegar logo ao final para ver o que vai acontecer. E agora, tenho de ler Sétimo e ver como a história prossegue...

Nenhum comentário: