UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 19 de maio de 2009

LIVRO: Música das Sombras


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Julie Garwood

Para a princesa Gabrielle de St. Biel, a Escócia é uma terra com paisagens maravilhosas, rústicos chefes de tribos e profundos mistérios - astúcia e traições e agora assassinatos. Enaltecida por sua beleza e filha de um dos barões mais influentes da Inglaterra, Gabrielle é também a perfeita carta magna para um rei que busca paz na região montanhosa - o rei John concedeu a mão de Gabrielle a um chefe de tribo bom e gentil. Mas tal casamento nunca se realizará. Durante sua última tentativa de preservar a liberdade, um súbito acontecimento altera o futuro de Gabrielle.
Durante sua última tentativa de preservar a liberdade, um súbito acontecimento altera radicalmente o futuro de Gabrielle – quando ela e seus guardas presenciam uma cena de extrema crueldade. Com uma flecha certeira, Gabrielle tira a vida de um homem, salva a vida de outro e, sem querer, inicia um enorme conflito.Em poucos dias, quando uma batalha real se instala entre antigos e novos inimigos, a região se torna um paiol de pólvora. Apesar de ter ido à Escócia para se casar, Gabrielle se vê envolvida nas intrigas locais quando dois nobres, subestimando a coragem e perícia de Gabrielle, mostram-se perigosamente fatais. Mas graças a um segredo de Gabrielle, Colm MacHugh, um dos mais temidos homens da Escócia, encontra um novo motivo para mostrar sua coragem. Sob aquele olhar penetrante, nem o corpo nem o coração de Gabrielle se encontram seguros.
Fiquei interessada na autora devido às minhas aulas de Literatura Inglesa, que ao pesquisar sobre autores contemporâneos fui inserida no universo de Julie Garwood.
Aprecio por demais a Escócia. Que tenho uma queda por esse lugar que me faz sonhar e viajar... Já falei que os clãs, highlanders e a paisagem dessa terra me fascinam?
Unido a toda essa paixão que sinto, indico o livro histórico mais recente daquela que é, para mim, uma excelente autora: Julie Garwood...
Julie Garwood faz parte da minha lista básica de autoras que todos devem conhecer. Seus livros são engraçados, envolventes, marcantes e apaixonantes. Já nas primeiras linhas me senti fisgada... Era uma vez, há muito tempo, no ano em que tempestades violentas vinham do mar, a primeira horda de guerreiros que veio de terras distantes chegando às praias depois de terem cruzado as montanhas. Levando ao peito armas de aço e usando armaduras tão luzidias quanto fragmentos de vidro expostos ao sol do meio-dia, eles marchavam aos pares, formando uma fila que se estendia até onde os olhos podiam alcançar. Não pediram permissão nem pareciam se importar com o fato de serem invasores. Não, pois realizavam uma busca que nada poderia impedir. Percorrendo nosso belo pais, eles se apossaram de nossos cavalos e alimentos, pisotearam nossas plantações, usaram nossas mulheres e mataram ,muitos de nossos melhores homens. Em nome de Deus, deixaram um rastro de destruição...
Colm MacHugh é o chefe de seu clã. Cuida pessoalmente de todos os problemas de seu povo. E, para pagar uma divida de honra “decide” se casar com a linda e decidida Gabrielle. Como queira !!! Pois sim, como queira para nossa mocinha, é um NÃO.
Gabrielle, é a personagem dominante do livro. Bela, querida e protetora. Fará tudo para proteger aqueles que ama, inclusive seus guardas pessoais...
O livro é bem simples, o resumo fala por si só. O livro não é perfeito, mas a história vale a leitura. Divertido, sagaz, empolgante, o livro é fonte de boas horas de lazer despreocupado.

Nenhum comentário: