UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 19 de maio de 2009

LIVRO: Broken Wing


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Judith James

Abandonado quando criança e criado em um bordel, Gabriel St. Croix nunca conheceu carinho, amizade ou afeição. Embora fluente em sexo, ele nada sabe sobre amor. Perdido e sozinho dentro de um mundo de pesadelo, tudo o que ele sempre quis era sua companhia e um lugar a que pertencer. Escondendo feridas físicas e emocionais atrás de uma fachada fria, seu único relacionamento era com um menino a quem ele passou os últimos cinco anos protegendo da brutal realidade do ambiente em que viviam. Mas tudo isto está para mudar. A família do garoto o encontrou, e estão vindo para buscá-lo.

Sarah Munroe se culpa pelo desaparecimento do irmão. Quando ele é localizado, seguro e sem ferimentos apesar do local onde estava vivendo, Sarah jura ajudar o homem que o resgatou e protegeu quando ela não pode. Com amorosa paciência, ela ajuda Gabriel a encarar seus demônios e o ensina a confiar na amizade e no amor. Mas quando o passado volta a perseguí-lo, Gabriel deve encará-lo sozinho.

Transformando-se em mercenário, pirata e um jogador profissional, Gabriel viaja para Londres, França e à Costa Bárbara numa tentativa desesperada de encontrar Sarah novamente e tudo o que aprendeu sobre o amor. No caminho, contudo, ele irá descobrir que a viagem mais perigosa, e o maior de todos os jogos, estão dentro das profundezas escuras de seu próprio coração.

Esse resumo me conquistou. Decidi, então, ler o livro e o achei muito bom.

Judith James cria personagens que fogem da fórmula do romance histórico. Aqui, o herói é um prostituto, um jovem que não teve chance na vida de se tornar outra coisa. Gabriel foi abandonado ainda criança em um bordel. Quando tinha 14 anos, foi vendido a um nobre, que além de o usar sexualmente, o educou como pajem. Assim, Gabriel aprendeu música, a ler e a escrever, a cavalgar, enfim, tudo que um rapaz nobre aprenderia. Mas essa vida durou pouco. Aos 16 tentou fugir e foi punido severamente e devolvido ao bordel onde vivia. Depois de um tempo, um menino inglês – James – também chega ao bordel e Gabriel o toma sob sua proteção. James tem 5 anos e Gabriel o ensina a ler e a escrever, o protege e defende a um alto custo a si mesmo. Depois de cinco anos, a família de James o encontra e parte para a França para resgatá-lo.

Sarah e Ross, seu meio irmão e Conde de Huntington, chegam ao bordel para resgatar James. Eles não sabem o que encontrarão ou em que estado James estará, mas estão decididos a levá-lo de volta à Cornualha. Com surpresa vêem que James ainda é um menino inocente e sem ferimentos. Ele conta a seus parentes que Gabriel o protegia como a um irmão e que não partirá sem ele. Ross é contra a idéia de levar um homem com esse passado para casa, mas Sarah o convence e diz que devem fazer isso, pelo menos, até James se acostumar a nova vida.

Quando Gabriel encontra Sarah e Ross pela primeira vez ele é cínico e se mostra brutalmente indiferente e provocador. Mas, ao receber a proposta de trabalhar por um ano como companheiro de James, com um salário que lhe proporcionaria independência e saída dessa vida, ele aceita de imediato.

Na Cornualha, Gabriel e Sarah começam um relacionamento de agressão e que depois para a confiança e que os leva ao amor. Gabriel, a princípio, quer chocar Sarah, fazê-la enxergar que tipo de homem ele é: um homem que vendia seu corpo por dinheiro, que aceitava e sofria as piores perversões. Mas Sarah só enxerga um menino apavorado, um homem que, apesar das dificuldades e da falta de amor e da solidão, não se degradou, não se tornou mau, nem sádico, nem abusador. A forma como Judith James retrata esse relacionamento é muito bonita! Sarah e Gabriel vão se descobrindo e se conhecendo aos poucos, trocando segredos e histórias.

A vida de Sarah também não foi fácil. Obrigada a se casar aos 16 anos com um velho, por um tio que assumiu o comando da família quando Ross foi dado como morto, Sarah foi praticamente estuprada e, não aguentando, fugiu do marido. James, que seria o herdeiro de Ross, tinha apenas cinco anos e desapareceu quando era enviado ao internato. Agora ela é viúva, mas não quer mais compromisso com homem algum.

Sarah tem um primo, Davey, que é capitão de navio – corsário, segundo ele, pirata, segundo Ross. Davey e Ross treinam Gabriel para se tornar marinheiro e aprender a lutar. Gabriel, mesmo quando vivia no bordel, sentia o chamado do mar, então foi fácil para ele se adaptar a essa nova vida. É lindo ver Gabriel feliz, pois para quem não tinha esperança alguma, ele encontrou uma família, uma profissão e o amor. Mas, o destino sempre prega peças e o amor de Gabriel e Sarah vai ser posto a teste.

Uma nova autora para mim, Judith James me conquistou. Apareceu um outro personagem no livro – Jacques, Chevalier de Valmont. Espero que ela escreva algo sobre ele também.

Um Trecho:

“Gabriel se sentia embriagado, como se tivesse passado por um espelho de contos de fadas e caído em um mundo encantado. Ele sabia que estava apaixonado por ela, profundamente, docemente, loucamente apaixonado. Seu mundo era escuro e sem cores antes de ela entrar em sua vida, destituído de qualquer emoção forte, exceto ódio, desespero e medo. Ela abriu seus olhos para o maravilhoso, o recebeu em seu lar tão ardentemente quanto a seus irmãos, ou Davey. Ela preenchia cada pensamento que tinha quando acordado e seus sonhos quentes e desejosos, mantendo os pesadelos longe e lhe dando uma razão para desejar o sono, ao invés de o temer. Ele era sempre respeitador, cuidadoso em não arriscar o laço que crescia entre eles, e ele estava verdadeiramente feliz pela primeira vez em sua vida.”

Nenhum comentário: