UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

LIVRO: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho - Título original: Alice's Adventures in Wonderland and Through the Looking Glass


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Lewis Caroll - Tradução: Margarida Valede Gato

Sinopse: Dois em um, isto é, dois clássicos da literatura infantil, "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" e "Alice do Outro Lado do Espelho" num só livro. A edição tem ainda as ilustrações de John Tenniel que acompanharam as primeiras edições de ambos os livros.

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Dogson, diácono, matemático, professor da Universidade de Oxford e fotógrafo amador, contava estas histórias, que depois passaria à escrita, para entreter as meninas Liddell, filhas do deão da Igreja de Cristo em Oxford, especialmente Alice, a sua favorita. De lá para cá foram, e continuaram certamente a ser, milhões de crianças fascinadas pelo universo fantástico da pequena Alice e do seu cortejo de animais e objetos que falam.

*******

Nunca tinha pensado vir a ler as aventuras de Alice, mas após ver a versão cinematográfica de Tim Burton não resisti.

Aproveito para dar os parabéns à tradutora, Margarida Vale de Gato, pelo excelente trabalho, pois penso que estes livros não devem ter sido nada fáceis de traduzir e também por ter fornecido as preciosas notas sem as quais teria andado ainda mais perdida no mundo fantástico de Lewis Carroll. Também as lindíssimas ilustrações ajudaram a visualizar melhor as histórias.

Considerando que ambas as histórias tiveram como base uma Alice real, Alice Liddell, que pediu ao autor para que escrevesse as histórias que lhe contava (um pedido que o autor incluiu na obra - "Deviam escrever um livro sobre mim, isso é que era! E quando eu crescer, hei-de escrever um..." - pag. 41) fiquei com bastante curiosidade em ler o livro Alice Eu Fui, uma biografia romanceada de Alice Liddell.

Quanto às histórias propriamente ditas, penso que toda a gente as conhece melhor ou pior, pelo menos a história de Alice no País das Maravilhas. Muito resumidamente, Alice está uma tarde no jardim com as suas irmãs quando vê passar, muito apressado, um coelho branco que decide seguir. Ao fazê-lo acaba por cair numa toca de coelho que a leva até ao País das Maravilhas onde conhece uma série de personagens loucas, mas muito divertidas, das quais destaco a Rainha de Copas, o Chapeleiro Louco e o Gato de Cheshire.

Na segunda história, enquanto brinca com as suas gatinhas, Alice começa a inquirir-se sobre o que haverá do Outro Lado do Espelho e acaba por atravessá-lo. O mundo do Outro Lado do Espelho é ainda mais louco que o País das Maravilhas, e tudo se passa como num jogo de xadrez. Destaco as personagens da Rainha Branca e da Rainha Vermelha, Tuidledum e Tuidledim e Humpty Dumpty. Tal como a menina citada pelo autor no prefácio, também eu "acho que o Do Outro Lado do Espelho é mais estúpido do que As Aventuras de Alice". Mas neste caso, isso não é necessariamente mau...

Nenhum comentário: