UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 5 de abril de 2009

ORAÇÃO A JESUS CRISTO NA EUCARISTIA


1. Deus, nosso Pai, nós acreditamos que és o Criador de todas as coisas e que veio junto de nós no rosto do teu Filho, concebido de Maria Virgem, por obra do Espírito Santo, feito um de nós e penhor de vida eterna.
2. Acreditamos Pai providente, que, pela força do teu Espírito, o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue do teu Filho, flor de farinha que alivia a fome do caminho.
3. Acreditamos Senhor Jesus, que a tua Encarnação se prolonga na semente do teu Corpo Eucaristia, para dares de comer aos famintos de luz e de verdade, de amor e de perdão, de graça e de salvação.
4. Acreditamos que, na Eucaristia, Te prolongas na história, para alentar a fraqueza do peregrino e o sonho de quem anseia dar fruto em seu trabalho. Sabemos que em Belém, «casa do Pão», o Pai Eterno preparou, no ventre da Virgem Maria, o pão que Ele oferece aos que têm fome de infinito.
5. Acreditamos Jesus Eucaristia, que estás real e verdadeiramente presente no pão e no vinho consagrados, prolongando a tua presença salvadora e oferecendo às tuas ovelhas pastagens abundantes e águas puras.
6. Acreditamos que os olhos se enganam ao ver o pão e a nossa língua ao provar o vinho, porque aí Tu estás na plenitude do teu ser, oferecido em sacrifício e dando vida ao mundo sempre saudoso do paraíso.
7. Naquela noite, no Cenáculo, ao tomares, Senhor, o pão e o vinho nas tuas mãos,
estavas a oferecê-los a todos, pelos séculos sem fim.
8. Contigo, Cordeiro da Aliança, se elevam em cada altar, em que Te ofereces ao Pai,
os frutos da terra e do trabalho do homem, a vida do crente, a dúvida de quem procura, o sorriso das crianças, os projetos dos jovens, a dor dos que sofrem e a oferenda de quem dá e se dá aos seus irmãos.
9. Acreditamos Senhor Jesus, que a tua bondade preparou uma mesa para o grande e o pequeno, em que todos nos tornamos irmãos até darmos a vida uns pelos outros
como Tu a deste por nós.
10. Acreditamos Jesus, que sobre o altar do teu sacrifício, se enche de força a nossa carne fraca que não responde sempre aos desejos do espírito,
mas que tu transformarás à imagem do teu corpo.
11. Acreditamos que, na mesa preparada para todos, sempre haverá lugar para quem procura um espaço para o excluído da sociedade,
porque nela superas os sinais de morte, inaugurando novos céus e uma nova terra.
12. Acreditamos, Jesus, que não deixaste sós os teus irmãos: permaneces discreto no sacrário da consciência e no pão e no vinho da tua mesa, como luz e força do cansado peregrino.
13. Acreditamos, finalmente, que no começo do Terceiro Milênio, te convertes em companheiro de caminho. «Faz-te ao largo!», é este o lema, nesta hora da tua Igreja,
para construirmos, cheios de esperança, uma nova etapa da nossa história.
14. Nós Te damos graças, Jesus Eucaristia, por nos impelires a uma nova evangelização alentada por Ti. Que a tua Mãe acompanhe os que aceitam viver e anunciar a tua Palavra,
e que a sua intercessão torne fecunda a tua semente.
Amém.

Nenhum comentário: