UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santa Teresa D'Ávila

Quem é esta mulher que tanto abalou as estruturas da Igreja?

Santa Teresa nasceu na Espanha; em Castela, na cidadezinha de Ávila, em Março de 1515 e morreu aos 68 anos em Outubro de 1582.
O mundo na época de Santa Teresa (século XVI) se caracterizava: pelo homem que olhava ao redor de si mesmo, era a realidade tangível dos domínios conquistados, de  continentes descobertos, de oceanos atravessados: América, Índia, Java, Panamá e Oceano Atlântico.
A ciência era a revelação da verdade a respeito das coisas.
Os conquistadores viram terras e traziam ouro e riquezas; Santa Teresa tinha visões do céu e trazia felicidade dentro de si. As descobertas científicas eram baseadas na experiência e na  percepção dos sentidos  e a racionalidade era exaltada; Santa Teresa descobre a contemplação, exalta os sentimentos e fora da esfera dos sentidos,  a experiência mística. Copérnico descobre que o sol é o centro do mundo, a terra era um simples satélite. Santa Teresa descobre que Deus é o centro de nosso castelo interior, o nosso eu é  a simples noiva de Sua Majestade.
O poder universal da Igreja tinha sido severamente abalado por várias cismas: Martinho Lutero; Calvino em Genebra; Henrique VIII que fundou a Igreja Anglicana. Santa Teresa descreve as visitas de seu Senhor invisível e anota a Sua Santa Vontade, que Ele lhe comunica em palavras inaudíveis. Foi  considerada Doutora da Igreja. Foi mestra de teólogos, sacerdotes, bispos, letrados, e políticos.
Soube impor-se por sua experiência e santidade, foi mestra nos caminhos que levam a Deus. Para SantaTeresa, Deus não é um pensamento filosófico ou teológico, abstrato e irreal. É o Deus Vivo. É alguém com quem se pode instaurar um diálogo de amor. Santa Teresa é inquieta e sua vida tem um sentido, um ideal fundamental: quer ver a Deus e encontrar-se com Ele.

O caminho da santidade para Santa Teresa é a oração. Ela ensina a oração em quatro etapas:

1- Oração Mental: - é como tirar água do poço, quando rezamos com o nosso intelecto.
2- Oração de Quietude: - é como tirar água com a nora puxada por jumento, quando rezamos com a nossa vontade...  É o nosso ser criança que ora, é ser Maria.
3- Oração de União ou Toques: - é como água corrente. É um abandono em Deus, é permitir que o Senhor nos ame. É orar com os nossos sentimentos  e emoções. Não se distrai. Nesta fase (ficamos apaixonados e entusiasmados), começamos a ser Marta e fazer obras.
4- Oração de União Extática ou Êxtase: - é como o Deixar chover. A alma está absorvida por Deus. Só Deus basta.
Santa Teresa foi uma missionária. Mas toda a sua ação nasce da oração de União. A atividade pastoral de Santa Teresa não nasce de conscientização política partidária, nem é baseada na concepção psicológica das necessidades humanas. Na oração de União da nossa vontade com Deus, do matrimônio espiritual nascem as obras, sempre obras (7M 4,6). Fundou o mosteiro de São José e depois outros dezessete mosteiros.
Santa Teresa viveu na época das descobertas, inclusive da América. Ela teve sonhos de ser missionária no continente americano.

(Fonte: CMsantíssimatrindade.org.br)

Nenhum comentário: