UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 15 de outubro de 2011

LIVRO: Rebeldes


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Anna Godbersen

Sinopse: Nova Iorque, passagem do século XIX para o XX. O glamour na alta sociedade é o pano de fundo para uma história que cruza amores e desamores com uma nota negra expressa na morte da jovem Elizabeth. Para salvar economicamente a sua família, Elizabeth foi obrigada a casar com um jovem rico, que não ama. Quem verdadeiramente é o amor da sua vida é o cocheiro William, que ao pertencer a um estrato social inferior tem de se manter no anonimato. Um dia, Elizabeth afoga-se, embora o seu corpo nunca tenha sido encontrado. Será que foi alvo de premeditação ou de causa natural? Um romance que mostra o mundo dos salões e dos bailes da alta sociedade abastada, que copia os modelos importados de Paris. Moças bonitas com vestidos bonitos, em festas pela noite fora. Rapazes irresistíveis com sorrisos malandros e intenções perigosas. Mentiras, segredos e escândalos. Bem-vindos a Manhattan, 1899.

*******

Anna Godbersen em Rebeldes traz ao leitor uma história sobre as paixões e desavenças entre um grupo de jovens nova-iorquinas do século XIX. Tudo começa quando o patriarca da família Holland morre deixando a sua família na miséria e então para resolver está situação a mulher dele decide casar a sua filha mais velha com um dos solteiros mais cobiçados da altura trazendo assim algum alívio financeiro à família.

O problema é que Elizabeth, a jovem que se deve casar já está apaixonada por outra pessoa, mas para salvar a sua família decide mesmo assim casar-se para os salvar da pobreza. A partir daqui surgem inúmeras confusões entre estas jovens que frequentam os mesmos salões de bailes e as mesmas lojas de tecidos.

Como podem ver trata-se de uma história sem um enrêdo muito elaborado, mas creio que muito apropriado ao público jovem para quem este se dirige.

Quando o comecei a ler estava receosa que o fosse achar demasiado juvenil, mas muito pelo contrário! Fiquei surpreendida pela forma como a história foi construída. Apesar de ser um livro mais indicado para um público jovem, gostei muito de o ler até porque é um livro envolto em mistério o que faz com que o leitor queira saber sempre mais e tente chegar depressa ao fim para saber o que afinal aconteceu.

O texto da autora é simples com diálogos simples também. Não é muito descritiva, característica que a mim me apraz muito.

Recomendo.

Nenhum comentário: