UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

LIVRO: Mulheres que amam demais

Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Robin Norwood

O livro Mulheres que Amam Demais, da autora
Robin Norwood trata de mulheres que possuem casos complicados de amor. Em suas relações, amar significa uma obsessão constante por desejar mudar o seu parceiro. Segundo a autora, a justificativa para esse comportamento, na maioria dos casos, vem da infância problemática dessas mulheres, que sofriam com falta de atenção, maus tratos, pais alcoólatras, enfim, uma série de desajustes (que, felizmente, eu não tive na minha infância.
Devido a esses fatores, essas mulheres tornam-se obcecadas por homens inacessíveis (como os carentes demais, os alcoólatras, os agressivos, os gays, enfim, todo tipo), mas que, elas tentam, a todo custo, modificar, fazendo disso sua prioridade de vida, deixando sua própria felicidade de lado. Bom. Eu não faço isso também. Se o cara é problemático, eu até tento ajudar, mas se vejo que a minha ajuda não resulta em coisa alguma, eu pulo fora e vou atrás do que me faz feliz. Vai ver, é isso que me diferencia dos quatrocentos casos que ela apresenta durante o livro.
Pra quem faz psicologia, é uma ótima pedida! Como essa é a profissão da autora (psicóloga), ela relata como estudou todos os casos que chegaram até ela, até criar um padrão de comportamento que determina essas mulheres que amam demais e encontrar a "cura" para esse mal de amar demais.
O final do livro é mais interessante pois mostra alguns passos para a recuperação dessas mulheres, que, segundo a autora, se seguidos a risca, levam, com certeza à recuperação dessas mulheres, que precisam voltar a se amar mais, para então, encontrarem alguém que as ame do jeito que são (a velha história). Numa espécie de anexo, a autora até dá dicas valiosas para quem quiser montar seu próprio grupo de auto-ajuda para discutir e compartilhar suas histórias e, juntas, tentarem achar uma solução para seus problemas afetivos (o que é uma ótima pedida, porque durante o livro inteiro ela deu dicas de que somente uma terapeuta especializada em casos assim poderia ajudá-las, mas quem disse que é todo mundo que tem dinheiro pra isso?!). E aí, vasculhando na internet a respeito, para poder comentar, vi que existem mulheres que se empenharam nesse exemplo e montaram seu próprio grupo! O MADA, provavelmente, é o mais completo deles, com tudo o que uma mulher que ama demais precisa encontrar para se recuperar e voltar a viver.

Nenhum comentário: