UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 15 de outubro de 2011

LIVRO: A Delicadeza


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:David Foenkinos

Sinopse: Nathalie e François podiam ser personagens de um conto de fadas. Mas um dia o destino desfere um duro golpe, quando François é atropelado e morre pouco depois. Para Nathalie, a dor é insuportável e parece prolongar-se eternamente. Até que, num momento irrefletido, Nathalie surpreende Markus, um colega de trabalho, com um longo e intenso beijo...

O que David Foenkinos nos oferece neste romance, que explora o lado mais lúdico da ficção, é uma análise séria, inteligente e bem-humorada do comportamento amoroso, capaz de nos fazer apaixonar pelos dois protagonistas e de nos envolver profundamente no seu drama humano. Combinando o drama e a esperança, A Delicadeza é um romance que nos desperta os sentidos.

*******

Começamos por conhecer François e Natathalie, que se apaixonam e acabam por se casar, mas o inesperado acontece e François acaba por morrer prematuramente atropelado. Foi um duro golpe para Natalhie e que lhe acaba por mudar a vida. Aos poucos vai se recuperando, acabando por voltar ao trabalho. Um dia sem ninguém esperar acaba por beijar um colega e é a partir desse momento que Natalhie aos poucos vai conhecendo Markus e ganha coragem de fazer coisas que até então não tinha feito...

O leitor encontrará neste livro um enrêdo simples, mas que lhe ensina uma grande lição. Encontrará também personagens jovens, mas muito reais e dotadas de um carisma muito particular e que o conquistará logo nas primeiras páginas.

Os capítulos são muito pequenos e a escrita é muito simples, fluida e muito peculiar. Num capítulo estamos num determinado momento e no próximo já se passaram vários meses, mas sem nunca se perder o fio da história.

As personagens são amenas na sua particularidade e na sua delicadeza e são elas no seu pormenor que dão o toque mais importante ao livro. Não são as habituais personagens que o leitor encontra na maioria dos livros. Não são o habitual casal belo e perfeito que se apaixonam e vivem felizes para sempre.

Adorei Markus, um personagem engraçado e com um sentido de humor muito próprio. Conquistou-me logo de início.

As vezes são dos pormenores que nascem os grandes livros e penso que neste caso isto se aplica. Esta é uma leitura comovente e que levará o leitor a pensar que não se deve julgar um livro pela capa, assim como não se deve julgar uma pessoa pelo seu exterior. Muitas vezes a beleza das coisas encontra-se no seu interior e não é de beleza e paixão de que se necessita, mas sim de delicadeza que enterneça o nosso coração.

Um livro que deixou a sua marca e que recomendo a todos!

Nenhum comentário: