UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prece do Índio Americano




OH! grande espírito, cuja voz eu escuto nos ventos, 
e cuja respiração dá vida a todo o mundo - escute-me.

Eu estou perante você, um dos seus filhos.
 Eu sou pequeno e fraco. 
Eu preciso de sua Força e Sabedoria.
 Deixe-me caminhar em sua beleza 
e faça meus olhos observarem para sempre
 o pôr do sol vermelho e púrpura.

Faça minhas mãos respeitarem as coisas que você fez, 
meus ouvidos aguçados para escutar sua voz.

Faça-me sábio, para que eu possa conhecer 
as coisas que Você ensinou ao meu povo,
 as lições que Você escondeu em cada folha e em cada rocha.

Eu busco a força não para ser superior a meus irmãos, 
mas para ser capaz de lutar com meu maior inimigo: 
"Eu mesmo". 
Prepare-me para ir até Você, 
com as mãos limpas e olhos corretos, então, 
quando a vida desvanecer-se assim como o pôr-do-sol, 
meu espírito irá até Você sem nenhuma mancha.

Deixe sua voz sussurrar em nossos ouvidos
 através do vento oeste no final do dia. 
Deixe-nos ser confortados com amor por 
nossos irmãos e irmãs sem nenhuma guerra.

Deixe-nos preservar boa saúde mentalmente 
e fisicamente para solucionar nossos problemas 
e realizar algo para as futuras gerações. 
Deixe-nos ser sinceros com nós mesmos 
e nossa juventude e fazer do mundo um lugar melhor para viver.

(Autor: Falcão Amarelo - Chefe Sioux)

Nenhum comentário: