QUEM FOI SANTA BÁRBARA
Bárbara era filha do governador Dióscoro e nasceu na Nicomédia, junto ao Mar de Mármara, na Turquia (turco: Marmara denizi, grego: Μαρμαρα̃ Θάλασσα or Προποντίδα). De uma grande beleza, foi várias vezes pedida em casamento. Recusou sempre. O seu pai fechou-a numa torre com duas janelas. Um padre, disfarçado de médico, converteu-a ao cristianismo e baptizou-a.Bárbara, para manifestar a sua Fé na Santíssima Trindade, mandou abrir uma terceira janela na torre onde estava encerrada. Descoberta a sua adesão ao Cristianismo, o pai quer matá-la, mas ela foge, abrindo-se um pedregulho para a deixar passar. Um pastor descobre onde ela se tinha recolhido, mas Deus castiga-o mudando-lhe as orelhas em escaravelhos. Dióscoro chega por fim a encontrar a filha, arrasta-a até diante do juiz, que a faz passar terríveis suplícios. Por fim, Dióscoro corta a cabeça da filha. O castigo de Deus foi imediato: o pai cruel é fulminado por um raio.
Santa Bárbara foi morta por volta do ano 235. O seu culto espalha-se no Oriente e no Ocidente. A Igreja celebrava a sua festa a 04 de Dezembro, depois transferida para 01 de Dezembro.
A imagem de Santa Bárbara costuma ter os seguintes atributos: - palma e coroa de mártir; torre onde o pai a encarcerou; cibório encimado pela Hóstia, pelo fato de ser evocada contra a morte súbita; canhão ou uma bala, referência ao fato de ser padroeira dos artilheiros; espada, lembrando a maneira como morreu decapitada.
Santa Bárbara
Invocada contra as trovoadas e contra a morte súbita
A Santa Bárbara é atribuído preservar os seus devotos de morte repentina, naturalmente por alusão ao pai incrédulo que termina fulminado. Segundo os Livros de Horas pedia-se: "fazei Senhor, que, por intercessão de Santa Bárbara, obtenhamos receber, antes da morte, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo". Por isso é a Santa representada muitas vezes segurando um cibório encimado pela Hóstia.
É também invocada contra as trovoadas, com a seguinte oração:
Santa Bárbara bendita,
Que nos Céus estais escrita,
Com pena e água benta
Livrai-nos desta tormenta.
É padroeira dos fogueteiros e fabricantes de fogo de artifício, dos mineiros que lidam com explosivos e, devido à torre onde estava prisioneira, dos encarcerados e também dos pedreiros e arquitectos. E ainda dos sineiros, dos tecelões e chapeleiros.
ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA
Salve, Virgem gloriosa,
E Bárbara generosa,
Do Paraíso fresca Rosa,
Lírio da Castidade.
Salve, ó Virgem toda formosa,
Lavada na fonte da Castidade.
Doce, branda e devota,
Vaso de todas as virtudes.
Salve, Virgem livre de pecados,
Que ouves o Esposo com voz clara
Que te diz: Vem formosa, vem amada,
Vem, serás coroada.
Salve, Bárbara serena,
Formosa como a Lua Cheia.
Melodia agradável,
Segues ao Esposo cordeiro.
Salve, Barbara bem-aventurada,
Que como o Esposo preparado,
Passaste das núpcias,
Para os gozos eternos.
Salve, fulgente margarita.
Na coroa de Jesus engastada,
Assim na morte como na vida,
Nos sê propícia. Amen.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
(Autor Desconhecido)
___________________
*A foto mostra a Capela de Santa Bárbara que foi construída no século XVII, por Martim de Sá, então Governador do Rio de Janeiro. Está assentada sobre a rocha viva, numa colina na entrada da baía de Guanabara, dentro de um pátio da Fortaleza de Santa Cruz da Barra, no exato local onde existiu, anteriormente, a bateria de dois canhões, instalada em 1555 por Nicolau Durand du Villegaignon. Em ótimo estado de conservação, a Capela de Santa Bárbara, bem característica do Século XVII, abriga uma linda imagem desta santa em tamanho natural. A capela foi reconstruída em 1912 quando realizada a iluminação elétrica da famosa fortificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário