UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

LIVRO: Whitney, meu amor


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Judith McNaught

Whitney, meu amor é um livro que arrebata os corações mais românticos, numa mistura de amor, intrigas e aventura, que mexe com todos os nossos sentidos.

Órfã de mãe e criada por um pai severo e frio, a adolescente Whitney Stone choca a sociedade inglesa do começo do século XIX com seus modos, sua espontaneidade e rebeldia. Desde menina, ela ama o belo e aristocrático Paul, perseguindo-o em todos os lugares e inventando as mais inusitadas formas de chamar-lhe a atenção.

Enviada a Paris, ela recebe um longo treinamento para transformar-se numa mulher fina, glamourosa, irresistível. Quando retorna a Londres, está mudada, mas ainda disposta a conquistar seu amor de infância. Mas o irascível e poderoso duque Clayton Westmoreland é quem se interessa mais vivamente pela jovem mulher. E é ele quem, por meio de artimanhas, consegue ficar noivo da moça. Mas Whitney recusa-se a aceitar imposições, então desafia seu poderoso 'dono', e embora ele a seduza com sua avassaladora paixão, envolvendo-a em uma tempestade de desejo e prazer, ela não desiste de ser feliz com seu primeiro amor.

Nessa trama de encontros e desencontros está uma notável história de amor. Com sua brilhante imaginação, Judith McNaught retrata cenas que parecem terem sido saídas de um conto de fadas, mas logo a autora nos surpreende com situações realistas que retratam a própria vida.

Já tinha dito anteriormente o quanto aprecio essa autora, mas reler Whitney meu amor, foi mais uma vez uma belíssima surpresa. Por quê? Acredito que reler obras que nos agradam, interados mediante o seu estado de espírito, dá-nos a oportunidade em sentir e ver os pormenores, antes não assimilados, tornando assim pela segunda vez, muito mais apreciativa a leitura.

Como os personagens parecem ter realmente vida. E eles são justamente como qualquer um de nós: seres imperfeitos. A autora de forma bastante crua mostra não só o lado bonito do amor, mas o que pode acontecer quando o orgulho e o egoísmo domina a forma de ser das pessoas. Mas, logo nos acalenta com verdadeiras lições de humildade e perdão. Recomendo!

Nenhum comentário: