UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 19 de março de 2009

Quaresma e seus significados!


Após o período carnavalesco inicia-se, o período da Quaresma, que é o período de quarenta dias entre a quarta-feira de cinzas e o Sábado anterior ao Domingo de Ramos.
O primeiro dia da quaresma chama-se assim, Quarta-feira de Cinzas, por causa do rito em que se deposita um pouco de cinza (as cinzas usadas no ritual são provenientes da queima de ramos do ano anterior) na cabeça ou na fronte dos cristãos.
"Quaresma" provém do latim "Quadragésima" e significa "quarenta dias" ou, talvez mais apropriadamente, o "quadragésimo dia".
O tempo da Quaresma é um momento forte para a prática penitencial da Igreja, profundamente marcada por jejuns, penitências e esmolas.
Estes quarenta dias fazem alusão período em que Jesus jejuou no deserto, bem como os exemplos de Noé (40 dias na Arca), Moisés (40 anos vagando no deserto).
Esse tempo de penitência é bem recordado pela liturgia: as vestes e os paramentos usados são da cor roxa (no quarto domingo da Quaresma, pode-se usar o rosa, representando a alegria pela proximidade do término da tristeza, pela Páscoa); o Hino de Louvor não é recitado; a aclamação do "Aleluia" também não é feita; não se enfeitam os templos com flores; o uso de instrumentos musicais torna-se moderado, apenas sustentando o canto, etc.
Vale ressaltar que este período de mortificação não é algo meramente exterior, muito pelo contrário, é um chamado à conversão, à mudança de vida.
O jejum obtém de nós um maior auto-controle que deve nos ajudar a tratar melhor nossos irmãos.
Portanto, precisamos deste momento. Vale a pena viver este momento de preparação para no domingo de Páscoa, é como deixar um brado de ressurreição preso na garganta.
Deus te abençoe, meu irmão, minha irmã!

Nenhum comentário: