UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Trezena e Responsório de Santo Antônio

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

É uma "novena" de 13 dias, lembrando a data da morte de Santo Antônio.
Também se lembra o dia 13 de cada mês, porque "dia 13 não é dia de azar, é dia de Santo Antônio". Outros lembram Santo Antônio nas
quartas-feiras, dia em que foi sepultado.

1. Glorioso Santo Antonio, que ressuscitastes os mortos com o poder divino, fazei que eu viva sempre a preciosa vida de comunhão com Deus e com os Irmãos: que todos tenham a vida em plenitude. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

2. Bem aventurado Santo Antonio, que curastes os doentes, daí-me saúde e servirei a Deus cumprindo meus compromissos cristãos. Ajudai-me a viver na alegria e na paz.(Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

3. Virtuoso Santo Antonio, afastai para longe de mim todo o mal e guiai-me no caminho da Fé, da esperança e do amor. Que muitos possam encontrar em mim um exemplo de fé e dedicação. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

4. Amabilíssimo Santo Antonio, amigo dos oprimidos e corajoso pregador da justiça, fazei que eu não me desvie da prática do amor ao próximo, especialmente ao mais pobre e fraco. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

5. Poderoso Santo Antonio, que desde menino aprendestes a vencer o mal, defendei-me das tentações do orgulho e da ganância, da descrença e do egoísmo. Ajudai as crianças e os jovens a crescerem sem violência, na certeza de um mundo melhor. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

6. Prodigioso Santo Antonio, dirigi-me neste agitado mar da vida e conduzi-me ao porto da eterna salvação. Fazei que a todos seja aberto o tesouro da misericórdia divina.(Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

7. Bondoso Santo Antonio, sempre pronto a interceder por vossos devotos em suas dificuldades, socorrei-me nas presentes necessidades; estendei vossa mão a quantos estão atravessando tribulações e perigos.(Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

8. Santo Antonio, médico celeste, curai as feridas que existem no mundo e no meu coração. Que muitos possam se converter à Palavra do Evangelho. Ajudai-me a corrigir meus defeitos. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

9.  Santo Antonio, consolador dos aflitos, dai-me paciência e fortaleza nos sofrimentos da vida. Daí também forças e consolo àqueles que sofrem e vivem desanimados. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

10. Santo Antonio, restituidor das coisas perdidas, fazei que eu jamais perca pelo pecado a amizade de Deus; e, se porventura a perder, seja-me dado readquiri-la quanto antes. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

11. Santo Antonio, grande pregador da Palavra de Deus, conservai-me sempre fiel à doutrina da Igreja Católica. Que nossas famílias sejam pequenas Igrejas Domésticas onde se aprende e se vive a mensagem de Cristo. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

12. Poderosíssimo Santo Antonio, por quem membros desligados do corpo reúnem-se recobrando vida, fazei que a Igreja, como povo de Deus, caminhe sempre na união entre pastores e fiéis. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

13. Santo Antonio querido, olhai do céu para tantas necessidades. Fale a Deus vossa língua milagrosa, a fim de que pela “Comunhão dos Santos”, aqui na terra, eu e meus irmãos, possamos ser amparados e atendidos. Amém. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).


Santo Antônio, rogai e intercedei por todos nós. Amém.


RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo Antônio.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS

Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

(Fonte: paroquias.org)

Nenhum comentário: