UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tradições das Festas Juninas


FOGUEIRA

Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã festiva 
afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo 
do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel.

Para avisar Maria sobre o nascimento 
de São João Batista e, assim ter seu auxílio após o parto, 
Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

 São João é considerado o Santo Protetor: 
dos casados e enfermos
 protege contra dores de cabeça e garganta.

 AS COMIDAS


Prevalecem as derivadas do milho, 
mas encontramos outras variações: canjica, pamonha, 
curau, mugunzá, pipoca, milho cozido, milho assado, 
arroz doce, pé-de-moleque, bolo de macaxeira, quentão.

DANÇAS


A quadrilha, de origem européia, é sem dúvida 
a mais popular. Também existem as chamadas 
danças de fitas.

FOGOS DE ARTIFÍCIO

Segundo a crendice popular,
o som dos fogos de artifício espanta os maus espíritos
 e desperta São João para a festa.

CASAMENTO MATUTO



Encenação típica, quase sempre igual, 
em que a noiva fica grávida antes do casamento. 
O noivo tenta fugir, porém é preso pelo delegado e seus soldados, 
que o obrigam a casar.


O MASTRO



O levantamento do mastro de São João 
se dá no anoitecer da véspera do dia 24. 
O mastro sustenta uma bandeira que pode 
ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três 
santos, São João, Santo Antônio e São Pedro ou em forma 
de caixa, com apenas a figura de São João 
com o carneirinho.

Seu hasteamento é acompanhado pelos devotos, 
do padre que realiza as orações e benze o mastro.

A CANTIGA


Se São João soubesse 
Quando era o seu dia 
Descia do céu à terra 
Com prazer e alegria 
Minha mãe quando é meu dia? 
- Meu filho, já se passou! 
- Numa festa tão bonita
 Minha mãe não me acordou?
 Acorda João!
Acorda João! 
João está dormindo 
Não acorda, não! 


  
“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, 
porque visitou e resgatou o seu povo.”

Assim o evangelho de Lucas inicia o canto de 
Zacarias que louva a Deus pelo nascimento 
do filho João Batista.

E mais adiante ele proclama: 
“E tu, menino, serás chamado profeta 
do Altíssimo porque irás adiante da face 
do Senhor a preparar os seus caminhos” .
(Lc 1, 68.76)

(Fonte: pt.wikipedia.org)

Nenhum comentário: