UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 8 de abril de 2012

A Rosa e o Sapo


Era uma vez uma rosa muito bonita,
que se sentia envaidecida ao saber que era
a mais linda do jardim.
Mas começou a perceber que as pessoas
somente a observavam de longe.
Acabou se dando conta de que, ao seu lado,
sempre havia um sapo grande,
e esta era a razão pela qual ninguém
se aproximava dela.
Indignada diante da descoberta,
ordenou ao sapo que se
afastasse dela imediatamente.
O sapo, muito humildemente, disse:

Está bem, se é assim que você quer...
Algum tempo depois o sapo passou por onde
estava a rosa, e se surpreendeu
ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.
Penalizado, disse a ela:
Que coisa horrível, o
que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

É que, desde que você foi embora,
as formigas me comeram dia a dia,
e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

Quando eu estava por aqui,
comia todas as formigas que se aproximavam de ti.
Por isso é que eras a mais bonita do jardim...
Muitas vezes desvalorizamos os outros
por crermos que somos superiores
a eles, mais 'bonitos', de mais valor, ou
que eles não nos servem para nada.
Deus não fez ninguém para 'sobrar'
neste mundo. Todos temos algo
a aprender com outros ou a ensinar a eles,
e ninguém deve desvalorizar a ninguém.
Pode ser que uma destas pessoas,
a quem não damos valor, nos faça
um bem que nem mesmo nós percebemos!

(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: