UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Não deveríamos adiar nada


Não deveríamos adiar nada, absolutamente
nada em nossas vidas.
O risco é grande, Acredite!
Como adiar algo para amanhã ou
depois se na realidade, só temos o hoje?
Quando você tiver de adiar alguma coisa,
pense duas vezes.
É possível que seja para sempre.
O certo é que só temos o hoje.
Principalmente se o que você tem a fazer, é
dizer a alguém que o ama.
Faça-o, já!
Se o que você tem a fazer, é pedir
desculpas. 
Faça-o, já!
Se o que você tem a fazer, é
reconhecer um erro...
Faça-o agora!
Ponha esse peso pra fora!
O tempo não para!
O tempo não espera!
O tempo não volta atrás!
Aliás, o tempo não trás... ele leva...
Leva prá sempre as oportunidades
perdidas
Leva pra sempre os "eu deveria ter feito"
Leva pra sempre os "eu deveria ter dito"
Leva pra sempre os "eu deveria ter ido"
E o que fica são os
"ah, se eu pudesse voltar atrás..."
"ah, seu eu tivesse feito assim ou assado..."
Mas se o tempo de ter feito já foi,
É duro, mas ele não volta mais...
É possível mudar o fim, o início, jamais!
Então faça! Viva!
Chore! Cante!
Xingue! Grite!
Dance! Reclame!
Reze! Pule!
Perdoe!
Perdoar não dói!
Mas o tempo todo,
Ame! Ame! Ame!
Beije! Goze! Prose!
Trabalhe! Enrole!
Desrespeite a dose!
Arrisque!
Faça sem pensar!
Erre! Aprenda! Refaça!
Perca! Ganhe!
Agite! Inflame!
Seja lindo, seja infame!
Mas sempre
Ame! Ame! Ame!
E se amar dói,
Deixa doer
Deixa arder
Deixa queimar esse peito
E, ainda que com respeito,
Volta e meia,
Diga uns "que pena!"
Às vezes, só às vezes,
Ligue o "botão do foda-se"
Ou apenas desligue o
"transponder",
Volta e meia,
Diga uns "que se dane!"
Mas... sempre...
Ame! Ame! Ame!
Refaça o que for preciso,
Mas decida!
Decidir errado é melhor do que ser
indeciso.
Chore! Plante!
Seja lindo, seja amante!
Seja tolo! Seja errante!
Seja bobo, faça piruetas.
Faça faxina,
Limpe tuas gavetas!
Ah! Há um velho conselho,
Porém seguro:
Faça ponte, não faça muro!
Seja tudo!
Experimente!
Dê vida a tua semente.

(Autor: Caco Baresi)

Nenhum comentário: