Category: | Books |
Genre: | Literature & Fiction |
Author: | Tess Gerritsen |
Sinopse: Boston 1830.
Para pagar os estudos, Norris Marshall, um estudante de medicina talentoso, mas sem recursos financeiros, integra as fileiras dos “ressurreicionistas” – saqueadores de tumbas que negociam cadáveres no mercado negro. Contudo, até mesmo o mórbido comércio parece insignificante diante do corpo mutilado de uma enfermeira encontrado no terreno do hospital universitário. Quando um médico renomado sofre o mesmo destino, Norris descobre que seu ganha-pão ilícito o transformou no principal suspeito dos crimes.
Para provar sua inocência, o estudante precisa encontrar a única testemunha que viu o assassino: Rose Connolly, uma bela costureira dos cortiços de Boston. Ao lado do sarcástico e inteligente Oliver Wendell Holmes, Norris e Rose vasculham a cidade em busca de um maníaco que aguarda a próxima oportunidade para matar.
Massachusetts, Dias Atuais.
Julia Hamill fez uma descoberta terrível em sua nova casa no interior: um crânio enterrado no jardim. Humano, feminino e, de acordo com a patologista Maura Isle, com traços inconfundíveis de um homicídio. Quem quer que tenha sido ou o que quer que tenha acontecido com aquela mulher, é algo perdido no passado.
Com suspense incansável e uma perfeita reconstituição de época, O Jardim de Ossos intercala habilmente a história de protagonistas dos séculos XIX e XXI, desvendando os mistérios obscuros por meio do tempo e do espaço. Forte, sangrento e brilhante, confirma o talento primoroso de Tess Gerritsen.
*******
Esse é o primeiro livro dessa autora que li – e adorei! Quero agradecer a Aline pelo presente de Amigo Secreto! Obrigada, é um livro simplesmente fantástico!
Recém-divorciada, Julia Hamill tenta recomeçar sua vida comprando uma casa antiga e muito necessitada de cuidados. Escavando o jardim abandonado, ela encontra um crânio. A polícia investiga e descobre um corpo que foi enterrado muito antes de a casa ter sido construida, em 1880.
Julia, então, recebe um telefonema de Henry Page, primo da antiga proprietária da casa (Hilda) e historiador da família. Henry ficou com todos os documentos que estavam na casa de Hilda e oferece ajuda a Julia para, juntos, descobrirem mais sobre o esqueleto enterrado no jardim. E assim, vamos descobrindo mais sobre Norris, Rose e Holmes e sobre o Estripador de West End.
Tess faz uma reconstituição histórica muito boa – a gente se sente em 1830, com sua sujeira, preconceitos (contra imigrantes irlandeses e papistas), pobreza e luta pela sobrevivência. Vemos também os elegantes salões onde cavalheiros e damas das classes altas se divertem e interagem. Norris é um personagem com um pé em cada ambiente: fazendeiro pobre, vê no estudo da medicina, além de vocação natural, um modo de ascender socialmente.
Rose Connolly é uma imigrante de 17 anos que vê sua irmã sofrer as dores do parto por cinco dias. Deitada numa cama de hospital, Aurnia sofria e guardava um segredo. Rose, apesar da pouca idade, é uma sobrevivente. Uma mulher forte, íntegra e amorosa. Além de muito bela.
Começam a acontecer crimes hediondos, com as vítimas brutalmente mutiladas. Norris, que encontrou os dois primeiros corpos, passa a ser o principal suspeito. Para evitar ser preso, ele precisa da ajuda de Rose, a única que viu o assassino. Temendo por sua vida, Rose passa a se esconder e, depois de alguns dissabores, junta-se a Norris e Holmes para tentar evitar novos assassinatos e eliminar a ameaça que paira sobre eles.
Com todos os crimes, violações de sepulturas, aulas de anatomia e sofrimento e pobreza, o amor que nasce entre Rose e Norris é um sopro de ar fresco! Um amor calmo, belo, puro… Mas o suspense e mistério que cercam esses personagens e os ligam a Julia e Henry e Tom, sobrinho-neto de Henry, é de um brilhantismo maravilhoso! Tess tece uma história perfeita e o último ponto completa o quadro de forma brilhante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário