UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 25 de dezembro de 2010

LIVRO: Lucan


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Susan Kearney

Sinopse: Curandeira e alta sacerdotisa de seu povo, Lady Cael está fadada a viver sem um companheiro. Mas um misterioso explorador chamado Lucan Rourke não conhece seus segredos, e seu toque a faz desejar um futuro que seu extraordinário direito de nascença torna proibido...

Lucan tem apenas uma missão em Pendragon: encontrar o mítico Santo Graal, a única esperança de sobrevivência da Terra. A poderosa atração que sente por Cael é uma distração com a qual não pode lidar, a menos que ela a convença a se unir a ele. Contudo, trabalhar tão proximamente apenas aumenta a paixão... mesmo quando a terrível verdade sobre a herança de Cael ameaça destruir todas as crenças de Lucan... e a própria galáxia.

*******

Quando vi o nome dessa série – The Pendragon Legacy – não resisti! Afinal o mito do Rei Artur é um dos meus favoritos e, sempre que descubro novas releituras sobre ele, lá vou eu me aventurar...

Adorei o modo como Susan conduziu o mito arturiano, transportando-o para viagens interplanetárias e a guerra de Artur com as Tribos numa batalha espacial contra conquistadores muito maus!

Tudo começa quando Lucan descobre, no Castelo de Cadbury (onde se suspeita ser a base do reino de Artur), um mapa mostrando que Avalon fica na distante lua Pendragon, que por sinal é o sobrenome de Artur. Todos sabem que o mito arturiano diz que o Rei levou o Santo Graal para Avalon, onde ele ficaria guardado pela Dama do Lago.

A Terra está passando por severos problemas, sendo o maior o da esterelidade: em mais duas gerações, no máximo três, não haverá mais vida, pois não há mais nascimentos. Lucan consegue financiamento e parte para Pendragon, onde tentará encontrar o Graal e, com ele, curar nosso planeta.

O problema é que a população de Pendragon também está atrás do Graal, principalmente Cael, a Alta Sacerdotisa de Avalon, cujo sobrinho está morrendo.

Lucan, disfarçado de habitante nativo, faz fantásticas descobertas e ajuda a abaixar o escudo que protege Avalon possibilitando, assim, que se possa entrar na fortaleza e prosseguir na busca do Graal. Mas, descobre-se também, que há uma conspiração para dominar Pendragon, conseguir o Graal e partir para uma dominação interplanetária. As Tribos, inimigos de Artur e a quem os historiadores dizem se tratar dos Saxões e Nórdicos, são na verdade uma raça alienigena que está totalmente focada na escravidão e na destruição de mundos.

Lucan e Cael se envolvem, mesmo sabendo que é uma relação muito complicada: Cael não pode ser tocada, tem de viver na solidão e esconde um segredo muito diferente... Lucan quer o Graal e voltar correndo para a Terra, pelo menos a tempo de poder ajudar sua irmã gêmea, Marisa, a realizar seu sonho de ter um filho. Achei interessante o relacionamento deles: apaixonados, tinham os pés no chão sobre a possibilidade ou não de ficarem juntos, sabiam os desafios e sacrifícios que teriam de fazer e o que precisariam enfrentar dependendo da decisão que tomassem...

O livro é cheio de ação, traições, reviravoltas e muitas surpresas. Uma leitura que prende e agrada. A criatividade em se transportar um mito medieval para viagens espaciais e guerras intergalácticas foi muito original e me atraiu muito. Ainda mais quando entram umas outras surpresinhas, como a herança de Cael, que deixa tudo muito mais interessante... Com certeza continuarei a ler a série!

Nenhum comentário: