UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

LIVRO: O Vendedor de Sonhos

Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Augusto Jorge Cury

Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história, sai proclamando aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram num hospício global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou o mais louco dos seres?

Do alto de um prédio, um professor tenta se suicidar, mas tudo muda de rumo quando um maluco malvestido assume toda a situação, ignora a polícia e um renomado psiquiatra e tenta salvar o suicida. Nesse momento toda a história começa e a cada página virada vamos conhecer quem é esse salvador e toda a sua mirabolante arte de vender sonhos.

O que leva uma pessoa a se suicidar?

Quando comecei a ler este livro, a curiosidade já me prendeu nessa esquisitice. Diversos fatos ocasionaram essa tentativa insana na vida desse intelectual, que buscou o fim dos seus dias, mas que foi quebrada graças à ajuda do nosso enigmático homem, que depois se revelou como o vendedor de sonhos.

Após persuadir o professor, o vendedor de sonhos conseguiu recrutá-lo para seguir este foco principal: tentar mostrar para as pessoas que o mundo em que vivemos está corrompido e decadente. Na visão do vendedor, todo o sistema escraviza as pessoas e a grande maioria não se dá conta de que não aproveitam o maior dom que temos, que é viver. Para o mestre, como o professor Julio César começou a chamá-lo, o mundo está doente.

Na sua grande missão, o mestre foi criando uma equipe, conseguindo atrair cada vez mais pessoas, entusiasmadas com seus pensamentos revolucionários. Entretanto a cada investida, muitos inimigos se tornam parte do seu meio também. A cada página vamos descobrindo quem é o misterioso homem que consegue cativar e embutir suas idéias na mente das pessoas.

Quanto aos personagens, somente em alguns eventos eles têm certa relevância. O que pude perceber foi que o livro tentou passar mensagens para reflexão do leitor, deixando de se aprofundar nos personagens. Um dos seguidores do mestre até chega a ser divertido, o embriagado Bartolomeu nos diverte com suas piadas baratas. Os outros discípulos, achei dispensáveis.

Em alguns momentos o livro empolga, mas atitudes repetitivas no seu contexto geral bem como lições que já sabemos tornam o enredo até cansativo. Posso dizer que o início ganhou muitos pontos meus, não consegui tirar os olhos da obra nas primeiras 80 páginas. Mas infelizmente quando cheguei no meio, aahhh, que sono que me dava. A empolgação estava indo embora, mas o livro foi salvo pelo grande final. Achei que no geral o livro conseguiu passar sua mensagem. Vou até ter a ousadia de comparar esse livro ao filme Sete Vidas. Para o filme, dei nota 9 no começo, mas no meio estava querendo fugir do cinema. O final, porém, conseguiu resgatar os pontos perdidos.

Uma curiosidade é que depois do nome O Vendedor de Sonhos tem o subtítulo O Chamado. Faz parecer uma série. Talvez o autor tenha idéia de estender a saga do Vendedor de Sonhos.

Nenhum comentário: