UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

LIVRO: Marley & Eu

Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:John Groban

Depois de contar como foi a experiência de ter o primeiro cachorro, o bem comportado Shaun, o autor começa a contar a história do labrador Marley. Quando eram recém-casados, ele e a esposa Jenny resolveram adotar um bicho de estimação, pois a mulher precisava se certificar de que tinha vocação para ser mãe. Impressionados com uma labradora dócil e gentil chamada Lily, o casal decide ficar com um dos filhotes dela. Após conhecerem o pai de Marley, Sammy Boy, John e Jenny torcem para que o filhote seja igual à mãe. Para a alegria do leitor, o cãozinho seguiu as pegadas do pai: tornou-se maluco e bagunceiro.

Com um texto sincero, bem humorado e cheio de reflexões e comentários, John Grogan narra como foi a vida de sua família ao lado do cão mais mal comportado do mundo, desde a chegada de Marley à casa até os últimos dias da velhice do cachorro.

Sabia que queria descrevê-lo como ele realmente era e não como a perfeita e improvável reencarnação de Rin Tin Tin ou da Lassie, como se houvesse alguma chance de isso acontecer. Tantas pessoas reinventam seus bichos de estimação quando eles morrem, transformando-os em animais nobres, sobrenaturais, que em vida, faziam tudo por seus donos, menos fritar ovos para o café da manhã. Eu queria ser honesto. (p. 289)

O leitor irá rir e se divertir com as travessuras de Marley. O cão quebrava portas e paredes de compensado por medo dos trovões, babava e pulava nas visitas, comia tudo que via pela frente, inclusive jóias. Ele foi expulso de uma escola de adestramento por ter humilhado a treinadora na frente de outros cães. O passeio pela Praia dos Cachorros é um dos momentos mais engraçados.

Marley foi um companheiro leal e fiel, esteve presente nos maus e bons momentos da família Grogan. Ficou triste quando Jenny perdeu o primeiro filho do casal. Partilhou a alegria do casal quando os filhos deles vieram. Brincou na neve com seus donos. Ajudou John a socorrer uma moça que fora esfaqueada.

Os comentários e reflexões do autor sobre os acontecimentos narrados dão um brilho especial ao livro. Ao fornecer informações, humanizar as atitudes de Marley ou ao contar os medos e sonhos de um pai de família, John Grogan cria uma cumplicidade com o leitor. Se este tiver ou teve um cachorro, a aproximação se torna maior, pois irá se identificar com o autor.

Mesmo dando trabalho e deixando seus donos quase loucos, Marley lhes ensinou a apreciar as coisas simples e a importância do amor incondicional. É praticamente impossível não se comover com a história desse endiabrado e simpático cachorro.

O que eu queria contar era como este animal tocara nossas almas e nos ensinara algumas das lições mais importantes de nossas vidas. "Uma pessoa pode aprender muito com um cão, mesmo um cão maluco como o nosso", escrevi. "Marley me ensinou a viver cada dia com alegria e exuberância desenfreadas, aproveitar cada momento e seguir o que diz o coração. Ele me ensinou apreciar coisas simples – um passeio pelo bosque, uma neve recém-caída, uma soneca sob o sol de inverno. E enquanto envelhecia e adoecia, ensinou-me a manter o otimismo diante da adversidade. Principalmente, ele ensinou sobre a amizade e o altruísmo e, acima de tudo, sobre lealdade incondicional." (p. 291-2)

Nenhum comentário: