UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Significado e Simbolismo de Nossa Senhora de Lourdes


As aparições de Nossa Senhora em Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, no vilarejo de Lourdes, França. Bernadete Soubirus, 14 anos, foi a adolescente que viu a Virgem Maria, falou com ela, ouviu sua mensagem e a descreveu para a humanidade. Graças à descrição de Bernadete é que temos a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Vamos compreender seus símbolos.

A túnica branca de Nossa Senhora de Lourdes

Desde Antigo Testamento, a cor branca é símbolo da pureza, santidade e inocência. O branco também é o símbolo da paz. Por isso, quando Nossa Senhora aparece de branco, ela anuncia a paz, a pureza de coração e a santidade que todos nós devemos procurar em nossa vida.

O cinto azul de Nossa Senhora de Lourdes

O cinto azul de Nossa Senhora de Lourdes está amarrado à túnica branca, ligado a ela. O azul é o símbolo do céu. Nossa Senhora quer dizer com isso que o céu, a vida eterna junto de Deus está intimamente ligado a uma vida de busca de santidade e pureza de coração neste mundo.

As mãos postas em oração

As mãos postas em sinal de oração na imagem de Nossa Senhora de Lourdes representa o pedido insistente da Mãe do Céu para que todos rezemos pela nossa salvação e a de toda a humanidade.

O terço pendurado no braço direito de Nossa Senhora de Lourdes

O terço pendurado no braço direito de Nossa Senhora de Lourdes complementa a mensagem das mãos postas: a oração que nossa Senhora pede a todos é a oração do Santo Rosário ou, pelo menos, do terço. A Virgem de Lourdes pediu muitas vezes que os cristãos rezassem o terço para que grandes catástrofes fossem evitadas e para evitar que muitas almas se perdessem.

O véu de Nossa Senhora de Lourdes

O véu branco de Nossa Senhora de Lourdes significa que a pureza, a santidade e a paz devem estar também sobre nossa cabeça, ou seja, em nossa mente. Nossas forças intelectuais devem também estar puras, devem procurar promover a paz. Para isso, nossa mente deve ser alimentada com aquilo que é bom, com aquilo que eleva nossa vida e nosso conhecimento.

As duas rosas sobre os pés de Nossa Senhora de Lourdes

A imagem de Nossa Senhora de Lourdes apresenta um símbolo diferente: sobre cada um dos pés da Virgem, existe uma rosa. A rosa representa a promessa messiânica, ou seja, representa a promessa que Deus fez de enviar um Salvador ao mundo. Estando sobre os pés de Nossa Senhora significa os passos da Mãe nos levam para o Salvador, seu filho Jesus. Maria nunca aponta para si mesma. Ela não busca e não precisa de glórias para si. Ela sempre aponta para Jesus. Ela sempre nos leva para Jesus, aquele que pode realmente nos salvar.

Doze raios saindo da cabeça de nossa Senhora

Os doze raios representam as graças que a humanidade recebe a partir da Doutrina da Igreja, alicerçada sobre os doze Apóstolos. É uma confirmação de que a Virgem apareceu em Lourdes, também em nome da igreja de Cristo.

A frase sobre a cabeça de nossa Senhora de Lourdes

A imagem de Nossa Senhora de Lourdes apresenta também uma frase que circunda a cabeça da Virgem. Trata-se de uma frase escrita em francês: 'Je suis L'immaculée Concepcion'. Esta frase tem um significado profundo: 'Eu sou a Imaculada Conceição'. Quer dizer que a Virgem Maria foi concebida sem o pecado original. Esta foi a grande mensagem de Nossa Senhora em Lourdes. O Papa Pio IX tinha dado esse título a Maria quatro anos antes. Bernadete, analfabeta, vivendo num vilarejo esquecido da França, não sabia o significado dessas palavras e este foi o sinal para que as autoridades eclesiásticas acreditassem. Esta frase dá todo sentido à vestimenta branca de Nossa Senhora em Lourdes: a Imaculada Conceição é pura e sem mancha desde o momento em que foi concebida no ventre materno.

(Fonte: cruzterrasanta.com.br)

Nenhum comentário: