segunda-feira, 10 de junho de 2013

São Pedro



O seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos "Atos dos Apóstolos" e na "Segundo Epístola de Pedro", aparece ainda uma variante grega do seu nome original: Simeão. Cristo apelidou-o de Petros - Pedro, nome grego, masculino, derivado da palavra "petra", que significa "Pedra" ou "rocha". O Apóstolo São Paulo designava-o pelo nome de Cephas, Kephas, Kepha ou Cefas que em aramaico significa o mesmo - note-se, aliás, que, provavelmente, Cristo falava principalmente aramaico, logo terá sido essa a designação dada a Simão e não a versão grega que ficou para a posteridade.

Pedro tem uma importância central na teologia. É considerado o príncipe dos apóstolos e o fundador, junto com São Paulo, da igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe reconhecido ainda o título de primeiro Papa (um tanto, posto que tal designação só começaria a ser usada cerca de dois séculos mais tarde – Pedro foi o primeiro bispo de Roma); essa circunstância é invocada pela para que o Papa detenha uma posição de supremacia sobre toda a Igreja Católica. Para as outras denominações cristãs, Pedro também recebe uma grande importância, por causa de suas epístolas canônicas, porém não recebe o mesmo tipo de tratamento da Igreja Católica.

Por ter exercido durante muito tempo o ofício de pescador, hoje São Pedro é o protetor dessa classe trabalhadora - em sua homenagem, pescadores organizam procissões terrestres e fluviais, que acontecem no próximo dia 29, a data de morte do santo.

Nascido na Galiléia, Pedro foi um dos doze apóstolos de Cristo e tem seu nome citado inúmeras vezes nos evangelhos. Por suas pregações, foi condenado a morrer na cruz - a história conta que foi crucificado de cabeça para baixo, por se considerar indigno de morrer do mesmo modo que Jesus Cristo.

Fundador da Igreja Católica e seu primeiro Papa, São Pedro tem correspondência nos cultos afro-brasileiros com os orixás Legbá e Xangô. Responsável pela "portaria" do Paraíso, cabe a ele ficar atento àqueles que querem entrar clandestinamente no Céu.

Vários festejos juninos relacionam-se aos homens batizados com o nome do santo. Acender fogueiras diante de casa, soltar fogos e oferecer um banquete aos amigos são alguns dos costumes. Além disso, as mulheres podem amarrar qualquer Pedro no seu dia de aniversário - e quem o amarrou ainda ganha, tradicionalmente, um presente.

São Pedro encerra os festejos do mês de junho e para ele tem muitos doces, salgados, forró, quadrilha e infinitas animações.

(Fonte: pt.wikipedia.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário