domingo, 12 de junho de 2011

Os Dons do Espírito Santo



Terminada a obra que Deus havia confiado ao Seu Filho Jesus Cristo, para realizar aqui na terra, foi enviado o Espírito santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanente. Foi a partir da vinda do Espírito Santo que a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão 
e começou a difusão, a pregação do Evangelho.

O Espírito Santo de Deus, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, sempre esteve presente e se acha presente no meio de nós, renovando 
os nossos corações e nos transformando.
A vida dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo, que são disposições permanentes que tornam o homem mais dócil para seguir os impulsos 
e ações do Espírito Santo.
O Senhor nos diz em Rm 8,14-17 "Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus... filhos e portanto herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo".

Quando foi celebrado o primeiro Pentecostes?
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quais são os 7 dons que o Espírito Santo nos enviou?
Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.

Sabe o que cada um quer dizer?
Saberia: Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
Inteligência: Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.

Ciência: A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.

Conselho: É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...

Fortaleza: É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.

Piedade: É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.

Temor de Deus: Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

(Fonte: missionariascatequistas.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário